Últimas indefectivações

domingo, 6 de março de 2016

Questão de detalhe

"É inevitável que a história de um derby comece pelo resultado. Alguns dirão que é o desgraçado vício dos cronistas de futebol. Não é verdade. É o vício da História que sempre foi feita por quem vence e que tende, sempre, a entronizar o vencedor.
É, porém, compreensível que, sobre o jogo de ontem, os sportinguistas não consigam tirar da memória aquele lance de Bryan, a meia dúzia de metros da linha de baliza, com a bola pronta para golo e a chutar por cima da barra, acertando no impossível.
Alguns sportinguistas menos conformados, lembrarão, ainda, que o lance do golo do Benfica surgiu de um momento fortuito, de uma bola prensada, de um ressalto teimoso para o golo do grego com barbicha de diabo.
Lembrarão os benfiquistas que do mesmo mal se queixaram no jogo com o FC Porto, na Luz, em que tantas oportunidades tiveram e de nada lhes serviu.
Sorte e azar. Por muito que procuremos cientificar o jogo de futebol - e há por aí tanta gente a tentar explicar um jogo de futebol à luz das ciências positivas - por vezes, esquecemo-nos, mesmo, que um jogo de futebol é essencialmente um jogo e que, por assim ser, há que admitir a possibilidade, especialmente em jogos muito disputados, muito lutados, muitos nivelados, possa ser decidido pela sorte e pelo azar. Ou, se quisermos ver a coisa de um modo menos místico, por simples pormenores, enfim, por pequenos, mas decisivos detalhes.
É, aliás, curioso como esses pequenos detalhes podem ser tão grandes na razão de um resultado de um jogo de futebol.
Compete, porém, aos cronistas darem uma versão mais objectiva do acontecimento, explicar que a sorte e o azar só existem no intervalo do mérito, do talento, da qualidade competitiva. Como também só existem no intervalo das incompetências e dos momentos de ineficácia. A verdade é que nenhum detalhe teria valido ao Benfica, se não fosse a extraordinária capacidade técnica e táctica dos seus jogadores. Até porque o Sporting não desiludiu. Os seus jogadores foram, de facto, grandes e souberam fazer deste irrepetível derby um dos grandes derbies da história do futebol português.
E é isso que importa fixar na memória de quem gosta de futebol. Em honra dos derbies centenários. Em honra do futebol português."

Vítor Serpa, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!