Últimas indefectivações

quarta-feira, 9 de março de 2016

Dos pequeninos

"Não, Jorge Jesus não disse só que o Benfica ganhou ao Sporting sem saber como - disse pior:
- Dos quatro jogos este foi o mais fácil de ganhar, foi o Benfica mais fraco, jogou como uma equipa pequena...
Dizendo-o, apequenou-se a si próprio (e à sua própria equipa...) - e perdeu a verdade no delírio: não, o Benfica não defendeu como equipa pequena, defendeu como equipa grande tem de defender para não se tornar pequena: com a cabeça do seu treinador nos pés dos seus jogadores. (E pelo que também saiu do jogo das substituições é que o resultado não foi só Sporting, 0-Benfica, 1 - também foi Jorge Jesus, 0-Rui Vitória, 2.) Teve sorte, o Benfica? Teve a sorte que só se tem com trabalho, a sorte que se faz de suor e esperteza - a esperteza de até a sorte conseguir roubar ao Sporting. O falhanço de Bryan Ruiz? Mais do que questão de sorte (ou de azar) foi questão de aselhice, que amiúde sucede a craques como Ruiz. (E o golo de Mitroglou foi exatamente o contrário.) Mais: o Benfica ganhou em Alvalade como o FC Porto ganhou na Luz? Sim - mas com uma nuance: na Luz o Benfica perdeu porque, entre outras coisas, o FC Porto teve na sua baliza o Casillas do Real - e, em Alvalade, o Ederson precisou apenas de fazer uma defesa que nem sequer foi tão de outro mundo como três que Casillas fez. Ou seja: o Benfica ganhou ao Sporting porque, na maior parte das vezes, o futebol não tem torvos mistérios - e o destino faz-se no que Zig Ziglar diz que ele é (ou como se faz...):
- Os jogadores marcam golos, as equipas ganham jogos.
John Gregory tem ideia semelhante:
- Os avançados ganham jogos, os defesas ganham campeonatos
Depois do Benfica ganhar ao Sporting (e talvez mais do que ao Sporting...) o Gregory apareceu pela Pedreira - mas do avesso. E com FC Porto sem avançados que ganhem jogos e com defesas que perdem campeonatos - Peseiro queixou-se de Xistra como Jesus se queixara do Benfica, rezingueiros os dois. E mal..."

António Simões, in A Bola

3 comentários:

  1. Excelente o comentário de um genial jogador do Benfica Campeão Europeu!
    A talhe de foice, o Alves também disse, com ironia, que o Benfica jogou algum tempo como "equipa pequena"...porque têm sido as equipas pequenas a roubar mais pontos ao lagartedo em albalixo....

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este cronista não é o NOSSO António Simões!!! É jornalista da Bola, nem sempre concordo com a opinião dele, mas é provavelmente o melhor 'poeta' actualmente na Bola, sabe escrever... às vezes até exagera na 'criatividade' literária!!!

      Abraços

      Eliminar
    2. Ai não? Ó diabo, que fui "comido"...eheh.
      Mas o que o falso Simões escreveu está condizente com o que se passou no jogo (ao menos isso)

      Viva o Benfica!

      Eliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!