Últimas indefectivações

quarta-feira, 3 de junho de 2015

O basquetebol do Benfica

"Teotónio Lima e Mário Palma foram as duas grandes referências do basquetebol português e do Benfica. Cada um fez história na Luz com cinco títulos consecutivos, mas Carlos Lisboa arrisca-se a ser o treinador com mais títulos consecutivos nos encarnados. Nos anos 60, Teotónio Lima construiu um pequeno império na Luz, fazendo emergir os valores colectivos de uma equipa com um basquetebol bem organizado a partir da defesa. Notava-se que aquilo era muito trabalho do treinador, uma novidade naqueles tempos para a dimensão do basquetebol português. Teotónio Lima fechou o ciclo do penta, em 1965, tinha 41 anos!
O Benfica teve de esperar mais de duas décadas até encontrar outra equipa maravilha, que marcasse idêntica superioridade. José Curado, outro técnico da mesma linha de Teotónio Lima, deu o primeiro passo, mas seria com Mário Palma que o Benfica conheceria a sua geração de ouro. Para lá da clara supremacia interna, Palma deu uma verdadeira dimensão europeia ao basquetebol do Benfica e, por inerência, catapultou a modalidade para um mediatismo nunca visto. Ainda hoje e com alguma frequência, Palma diz estar reconhecido à excelência dos jogadores que dirigiu na Luz. O técnico tinha apenas 45 anos quando completou o penta, em 1995, na Luz.
Volvidos estes anos, Carlos Lisboa aceitou em Julho de 2011 o projecto mais aliciante da sua carreira como treinador. O Benfica perdera o título de Campeão para o FC Porto e Luís Filipe Vieira chamou o director-geral das modalidades para treinador da equipa de basquetebol, numa acumulação de cargos. Discreto e exigente quanto baste, Lisboa deu ao Benfica o primeiro tetra nos últimos 20 anos e, por isso, está em condições de superar os históricos cinco títulos seguidos de Teotónio Lima e Mário Palma. É muito mais velho (56 anos) do que os seus antecessores e a enorme experiência como jogador não o deixa desviar um centímetro que seja da essência como encara o basquetebol: um jogo colectivo, endossando todo o mérito aos jogadores e restante equipa técnica. Nunca há referências individuais.
Para a próxima época, o Benfica vai encetar uma renovação no plantel. Abre-se um outro ciclo, que será mais exigente com o regresso do FC Porto à Liga. São estes desafios que fazem empolgar a modalidade e encher pavilhões."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!