Últimas indefectivações

quinta-feira, 4 de junho de 2015

«A gratidão define muito o carácter das pessoas»

"Boa noite a todos,
Sejam bem-vindos, uma vez mais, a esta casa que tem orgulho em receber todos os seus sócios e adeptos. 
Como sabem, este jantar já é uma tradição que se repete todos os anos, e, como todos os anos tenho defendido, acho que devemos deixar a Assembleia da República para a política e trazer os benfiquistas para a sua casa natural, que é o Estádio da Luz.
Numa rápida vista de olhos pela sala, diria que, se não temos nesta sala a maioria parlamentar, devemos andar lá perto.
A dimensão do Benfica é reflexo da nossa história, do legado de jogadores como Eusébio, Coluna, Simões e tantos outros, mas também da nossa base popular e, porque não dizê-lo, do trabalho de recuperação que nos trouxe até aqui.
Queria recordar, porque acho que é justo fazê-lo, o nome e a memória de Manuel Seabra.
Confesso que tenho saudades do seu entusiasmo, da sua capacidade e da sua vontade de que este encontro fosse um hábito anual. Tenho a certeza de que todos nesta sala partilham do mesmo sentimento e da mesma saudade.
É impossível, depois do ano e da conquista do título de Campeão Nacional – o 1.º Bicampeonato em 31 anos – e da Taça da Liga, não sentir orgulho pelo trabalho feito e pelos resultados alcançados.
Voltámos a ser um Clube ganhador, respeitado, admirado em Portugal e no estrangeiro. Mas não se convençam de que o ciclo mudou. O ciclo só vai mudar em definitivo se continuarmos a ser sérios, profissionais e empenhados.
Não sou demagógico, porque nunca o fui. O que conquistámos foi fruto de muito trabalho, de uma estrutura profissional ao nível dos melhores clubes do mundo, de uma permanente capacidade de inovar e de resolver os problemas que naturalmente aparecem sempre, e de uma massa associativa que sempre nos apoiou.
Mas há um aviso importante que devo fazer: O que foi conquistado já ficou para trás, já faz parte da história e do passado. Foi bom, foi merecido e foi festejado, mas já passou.
O que conta agora é o futuro. E, para sermos bem-sucedidos no futuro, a fórmula é a mesma: humildade, trabalho, vontade de ganhar. E essa vontade tem de vir do relvado, mas também tem de vir das bancadas, dos adeptos e dos sócios.
Ninguém constrói nada sozinho, muito menos num Clube com a dimensão do Benfica. Os títulos, qualquer um, são sempre fruto do trabalho colectivo.
Sou – e tenho orgulho nisso – o timoneiro deste grande barco, mas sem a equipa que à minha volta foi constituída não teria sido possível chegar aqui.
Os que trabalham nos recursos humanos, na contabilidade, no marketing, nas modalidades, no futebol de formação. Todos os que trabalham no Benfica são campeões e merecem o sucesso que o Clube está a viver.
Quando dizem que o futebol é um jogo de equipa, é verdade. Mas, ao contrário do que alguns pensam, a equipa vai muito além daqueles 18 jogadores que jogo após jogo entram em campo, e da sua equipa técnica. A equipa integra todos os funcionários de todos os departamentos desta casa.
Sei que muitos estão aqui – nomeadamente os jornalistas – à espera de uma palavra minha em relação ao futuro treinador do Sport Lisboa e Benfica. Os que me conhecem sabem que uma das maiores virtudes que aprecio nas pessoas é a gratidão.
A gratidão define muito do carácter das pessoas. Por isso o que vos posso dizer é que vou procurar - com tempo e sem presa - um treinador de carácter, ambicioso e comprometido com o Benfica e com toda a estrutura do Clube.
Ao contrário do que dizem, não tenho nenhum pré-acordo com ninguém, mas tenho uma ideia muito clara do que quero para o Benfica. Quero um treinador ganhador, que não tenha medo de apostar nos nossos miúdos e que seja capaz de construir um projecto integrado desde os nossos escalões de formação até ao futebol profissional.
O Benfica somos nós, aqui não há insubstituíveis, mesmo que alguns pensem que o são!
Estou desiludido, mas não surpreendido. E acima de tudo estou determinado em voltar a ganhar. O tempo é sempre o melhor juiz das nossas acções. Veremos o que o tempo nos dirá dentro de um ano.
Finalmente, um pedido: Não se preocupem com os que partem. Alegrem-se com os que ficam e os que vão chegar, porque é com eles que vamos continuar a ganhar!
Muito obrigado a todos e obrigado pela vossa presença.
Viva o Benfica!"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!