Últimas indefectivações

quinta-feira, 27 de junho de 2013

O defeso

"1. Tenho saudades dos tempos tem que os jogadores permaneciam praticamente toda a sua carreia no mesmo clube - e seu clube -, em que as equipas eram formadas quase exclusivamente por jogadores nacionais, me que não havia magnates russos, fundos mais ou menos obscuros, empresários gananciosos. Tempos em que o Futebol era mais puro.
Claro que não penso que seja possível regressar a essas épocas. Mas seria importante que a FIFA e a UEFA, bem como as federações nacionais, tentassem, pelo menos, 'moralizar' a situação actual. O 'fair-play' financeiro é importante mas muito insuficiente. Permitir que as equipas sejam maioritariamente compostas por jogadores estrangeiros é triste e ajuda a criar grandes diferenças entre clubes ricos e pobres. Em suma: muito haveria a ganhar se fosse possível 'moralizar' toda a situação. Mas, para isso, era preciso que todos os países quisessem e que a FIFA e a UEFA actuassem...

2. Estou na época em que leio as páginas de Futebol dos jornais desportivos em meia dúzia de minutos e nem ligo aos noticiários sobre a modalidade. Sei que têm chegado ao Benfica vários jogadores sérvios, uns para a equipa A, outros para a B, li com satisfação as declarações de Matic, dizendo que quer  ficar, também li que o Chelsea de Mourinho parece estar interessado nele, tenho lido (com pena) que Cardozo está mais lá do que cá. Mas não ligo. Neste caso (ainda mais que noutros), o que hoje é verdade amanhã é mentira e vice-versa. Custa-me ver sair os melhores jogadores (mas reconheço que é impossível mantê-los no Futebol actual) e não me entusiasmam as dezenas de nomes anunciados como grandes reforços. E já perdi a esperança de ver os nossos Juvenis e Juniores de hoje como os nossos Seniores de amanhã. Prometem muito mas, depois, acabam por perder-se em clubes secundários, por cá ou no estrangeiro. É o Futebol que temos hoje.

3. O que vale é que, quando a bola começa a rolar e os campeonatos se iniciam, esquecemos tudo, voltamos a sofrer pelo nosso Benfica e a entusiasmarmo-nos com as nossas vitórias."

Arons de Carvalho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!