Últimas indefectivações

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Os imortais no 'glamour' da Pequena Paris

"BUCARESTE - O Benfica tem um enorme prestígio a defender. Os palcos da Champions, os maiores europeus, coabitam bem com a sua rica história, ontem enriquecida com mais uma vitória. Constatei toda a dimensão internacional do Benfica aqui em Bucareste. A Paris do Leste já não é propriamente a Pequena Paris. A capital romena continua a não dormir, mas já não só pelo encanto de todos os mistérios da noite. A lua junta-se ao sol ao som das máquinas, a grande urbe, hoje com mais de dois milhões de habitantes, vive em constante azáfama. O progresso é insaciável. A influência francófona, o glamour, ainda irradia, mas a arquitectura moderna já se sobrepõe a uma construção nitidamente comunista. No ar, um fino e sedutor perfume francês rivaliza com uma ardente paixão: o futebol. Os romenos adoram futebol e não esquecem as lendas. Eusébio, Germano, Coluna, Torres, Graça, Simões... Assim mesmo, com todas as letras e pronúncia bem aceitável, ouvi algumas vezes em Bucareste na imediata associação à deslocação da águia. São estes os imortais, do Benfica, de Portugal, do Mundo."

Hugo do Carmo, in A Bola

2 comentários:

  1. A diferença e essa, e que passados 50 anos o mundo ainda sabe o nome
    e ordena a forma como se postavam no campo.

    Sera que sabe o nome de outros muito mais recentes? Ja nao peço a cronologia em campo.

    ResponderEliminar
  2. <span>Tens meia-razão!!!  
    Hoje, existem duas diferenças importantes:  
    1.-Substituições. Jogavam quase sempre os mesmos. Esta 'coisa' de 'rotação no 11', não exisitia. A 'carga' de jogos era menor.  
    2.-Rádio. 98% dos adeptos ouviam os relatos. Os relatos funcionavam como 'cabulas', a repetição coonstante dos nomes, ao ouvido, ajudavam muito a memorizar os nomes. Hoje, a memória visual ajuda a 'fixar' as caras, e não tanto os nomes!!!  
     
    Pessoalmente consigo lembrar-me dos titulares induscutiveis dos últimos 25 anos (os tais da 'rotação' é mais difícil), mas no Benfica pós-Artur Jorge, com a entrada e saída de jogadores constante, não é nada fácil...  
     
    Abraços</span>

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!