Últimas indefectivações

domingo, 26 de fevereiro de 2023

Castigos...


"Os "castigos" a que estão sujeitos os árbitros quando cometem erros técnicos:
1 - Ficar um, dois ou mais jogos sem arbitrar nas jornadas seguintes e regressar gradualmente à competição depois disso;
2 - Má nota nesses jogos (são avaliados em todos), o que afeta diretamente a sua classificação no final da época;
3 - A má classificação no final da época pode provocar a despromoção como "árbitro internacional" (se o for) ou a descida de divisão para escalões não profissionais, o que regra geral pressupõe o fim de carreira.
4 - O não recebimento de verbas relativas a cada jogo não realizado, situação que impacta diretamente nos rendimentos anuais do próprio e respetiva família;
5 - As consequências da exposição pública ao erro, tornando o dia a dia difícil de gerir e obrigando a mudanças de rotina durante semanas (evitar frequentar certos sítios, alterar planos de férias/fins de semana, não cumprir compromissos pessoais ou profissionais, como idas a colóquios, ações de formação, à escola dos filhos, ao supermercado, etc).
6 - O "golpe" na autoestima: é humanamente impossível não sentir a pancada quando toda a gente aponta o dedo, ofende, insulta, vandaliza, levanta falsos testemunhos e tantas vezes ameaça/agride. E quando os erros foram realmente cometidos, é difícil lidar com a confiança, com a crítica e olhar de censura dos seus pares, com vizinhos, amigos, conhecidos e desconhecidos. Essa pressão exterior afeta o registo da pessoa, do chefe de família, filho, colega, etc.
Os motivos acima elencados não são desculpas, porque para esse peditório não dou.
São factuais. Acontecem à vez, um e outro ou até todos de uma só vez: depende do árbitro, do jogo, da relevância do erro e da exposição mediática que alcançou.
Não desculpa nada, não desvaloriza a responsabilidade de fazer mais e melhor, nem impede que se continue a filtrar qualidade, escolhendo os melhores e afastando os menos capazes.
É um mero esclarecimento em relação à ideia generalizada do "aos árbitros nunca acontece nada". Não é verdade.
Fica a nota clara (espero), apenas para que percebam que essa ideia de impunidade é falsa.
O que eu acho que as pessoas gostariam de ver (sentir) é a evidência pública desses castigos. A sua publicação/divulgação, de forma a saciar a sua "sede de justiça". Será isso?
Pergunta: além destes, de que outro modo acham que árbitros que erram sucessivamente podiam ser sancionados?
Dica para ajudar:
- Neste momento existem menos de 5000 árbitros no ativo em Portugal, para uma realidade mínima/necessária de pelo menos 10.000.
A quantidade é pouca e o recrutamento/retenção de novos elementos é francamente difícil. A seleção pela qualidade não é fácil nestas condições.
Digam de vossa justiça (de preferência, de forma construtiva)."

2 comentários:

  1. Claro, claro.
    Eu vejo é prémios ao prejudicarem o Benfica e beneficiarem os fruteiros.

    ResponderEliminar
  2. Duarte STROMP Gomes o CORPORATIVISTA LAGARTO da APITAGEM...o Sr. NIM

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!