Últimas indefectivações

domingo, 3 de abril de 2022

Thauan Lara, o sucessor de Grimaldo? | SL Benfica


"Gostarias de ver Thauan Lara na Luz?

Parece estar encontrado o novo projeto de lateral esquerdo benfiquista: é Thauan Lara, o menino nascido em 2004 e que despontou nas categorias de formação do Internacional de Porto Alegre.
Há concorrência forte – Real Madrid ou Mónaco – pela contratação do internacional sub-15 e sub-17 pela ‘canarinha’, mas as previsões são boas quanto a uma possível contratação encarnada.
Tendo como ídolo Marcelo, Thauan brilha com as mesmas qualidades – drible, velocidade de execução, cruzamentos açucarados e apetência para a cobrança da bola parada. Numa altura em que se sente cada vez mais o fechar de ciclo em relação a Álex Grimaldo, o Benfica prepara-se para assegurar o futuro com uma pérola brasileira que se distinguiu como uma das grandes revelações do último Brasileirão sub-20.
A sua aventura pelos escalões de formação do Colorado começou aos 9 anos. Thauan, bom de bola, foi saltitando entre posições até aos 15 anos. Foi avançado, extremo e médio-centro até se fixar como carrilheiro de serviço. Explodiu aí.

Thauan Lara (2004) no Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2021:
✅ Jogos: 19
⚽️ Gols: 3
🅰️ Assistências: 3
👟 Finalizações: 38
🔑 Assistências para finalização: 34
↪️ Acerto nos cruzamentos: 32%
🔄 Dribles: 22
🆚 Desarmes: 37~

Pela ala, que as qualidades físicas permitem (e propiciam) o vaivém constante; as técnicas, ser destaque no último terço, assumindo muitas das responsabilidades ofensivas das suas equipas e como uma das referências em posse.
O brilho foi tanto que ascendeu aos séniores ainda com 17 anos e logo em contexto de Brasileirão, na 33ª jornada da edição passada aquando duma derrota contra o Cuiabá. Diego Aguirre, técnico principal, integrou o jovem junto dos mais velhos, deu-lhe a primeira experiência e preparou-o para a afirmação, que todos esperavam vir em 2022. Mas não tem sido fácil.
Alexander Medina, o uruguaio que substituiu o conterrâneo Aguirre, não vê a peróla da mesma forma. Tem até algumas reticências em relação ao seu valor, ou pelo menos assim dá a parecer: em Março e depois de já ter sido eliminado do Gaúchão – nas Meias e ao fim de dois Grenal, electrizantes como sempre – Thauan continua em branco na folha de presenças.
Não conta sequer qualquer minuto e a concorrência feroz de Móisés e Paulo Victor na lateral não é único entrave, já que na ausência dos dois surge o nome de Liziero, médio de origem que dá uma ‘perninha’ no lugar em casos de urgência.
Thauan vê-se agora enquanto 4ª opção e surgem as dúvidas quanto ao futuro. Continuará o clube onde cresceu a retardar-lhe a afirmação? Haverão dúvidas quanto ao seu real talento? Se sim, valerá a pena ter a paciência de esperar pelas oportunidades?
Nesse sentido, surgem os rumores duma suposta insatisfação do atleta e do seu empresário. Estratégias de bastidores para pressionar os responsáveis do Colorado. Supostamente, Thauan já terá sido oferecido por essa Europa fora e foram muitos os que demonstraram interesse, mas três surgem na poule position.
O Benfica é a hipótese mais provável, mas é o Real Madrid surge como grande sonho do atleta. Não só por ser a casa do grande ídolo, mas por toda a envolvência do clube do Santiago Bernabéu. Aos espanhóis, a oportunidade não é de se deitar fora.
Marcelo está no ocaso da carreira e Mendy precisa de um concorrente mais sério, com a ambição que só a idade precoce oferece. Thauan seria o candidato perfeito e há um nome na estrutura madridista que seria um trunfo nas negociações: Juni Calafat, o chief scout do futebol internacional, especialista no mercado sul americano e protagonista nas contratações de Vinicius Jr, Militão, Valverde ou Rodrygo.
Neste momento, a prioridade do olheiro espanhol – mas nascido em território brasileiro, daí o ‘expertise’ – será Endrick, o prodígio de 15 anos do Palmeiras de Abel Ferreira. Mas Thauan Lara estaria logo a seguir na sua lista de preocupações, segundo palreiam os passarinhos do mercado de transferências. O plano numa fase embrionária seria integrar o jovem no Castilla, até pela falta de competição que tem a nível sénior.
O contrato com o Internacional termina em 2023. É outro dos trunfos dos pretendentes, que o relógio não pára e a cada momento que passa com menos poder negocial fica o Internacional, ficando assim mais acessível o passe do jogador. Isto, claro, caso Medina não mude de ideias e vá começando a dar minutos a Thauan Lara, agora que precisa de se reconciliar com os adeptos.
A primeira mão das meias finais deu 3-0 a favor do Grémio – em pleno Beira-Rio, imagine-se – e a massa adepta, compreensivelmente, ainda não aceitou totalmente o antigo técnico do Talleres. Um dos principais defeitos apontados é precisamente a falta de aposta na prata da casa.
Se Medina der o braço a torcer nesse sentido, fecha-se janela de oportunidade para Benfica ou Real. Pelo menos para já. O que, no caso dos encarnados, pode ser um momento para refletir e tentar perceber o plano de desenvolvimento pretendido para Sandro Cruz, o canhoto que tem dado cartas na equipa secundária e que se assume como um dos favoritos a integrar (pelo menos) os trabalhos de pré-época em 2022-23."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!