Últimas indefectivações

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Voleibol 2020/21


"A equipa de Voleibol retomou actividade esta semana com a Supertaça em disputa num formato novo, com seis equipas. É altura de avaliar o que aconteceu no plantel e fazer algumas previsões para a época. 
Distribuidor
Tiago Violas, Nuno Pinheiro e Francisco Leitão (juniores)
Saídas: Manuel Rodrigues
No geral, não há grandes mudanças no plantel, no entanto há algumas novidades interessantes. Na dupla de distribuidores, temos os dois melhores distribuidores do Campeonato. Tiago Violas foi o nosso melhor jogador na época passada, na minha opinião. Depois da época fantástica que fez, em particular nas exibições da Champions League, achei que alguém acabasse por vir buscá-lo. Mas não aconteceu e ainda bem para nós. Nuno Pinheiro é um distribuidor mais experiente e também de grande qualidade. O ano passado entrou em momentos decisivos e correspondeu sempre. Francisco Leitão é uma das novidades. É um jovem de 17 anos que fará parte da equipa principal. Vamos ver como evolui.
Líbero
Ivo Casas e Bernardo Silva (ex-Caldas)
Saídas: João Simões (CN Ginástica)
Na posição de líbero temos o único reforço desta época. Trata-se de Bernardo Silva, antigo libero do Caldas e com uma breve passagem pelo Campeonato Belga. Estou curioso para o que poderá valer. Em princípio será apenas um jogador de rotação, visto que Ivo Casas deverá continuar a ser o titular indiscutível. Casas teve uma boa época no ano passado e conseguiu recuperar de uma época menos boa em 18/19. Em condições normais será o melhor líbero do Campeonato. João Simões vai para o CN Ginástica por opção própria. Quer jogar mais tempo. É um jogador a manter debaixo de olho ainda assim.
Central
Peter Wohlfahrtstatter, Zelão, Marc Honoré, Miguel Sinfrónio e Eduardo Brito (juniores)
A posição de Central era uma das que esperava algumas novidades, mas não aconteceu. Talvez por causa da crise gerada pela pandemia. Talvez por opção. Dada a idade de Zelão e Honoré (38 e 36, respectivamente), achava que iríamos aproveitar para arranjar alguém mais novo, mas a verdade é que ambos tiveram uma boa época no último ano e com Wohlfi, em caso de lesão, o plantel está sempre protegido. Miguel Sinfrónio continua a fazer parte do plantel. É um jovem da formação. Já vem fazendo trabalhando com o plantel principal há quatro anos. Já esteve pré-convocado para selecção nacional. Talvez seja este ano que comece a ter mais tempo de jogo. A novidade é a inclusão de Eduardo Brito, outro junior de 17 anos que irá fazer parte do plantel.
Oposto
Théo Lopes e Hugo Gaspar
Saídas: Kelton Tavares
Esta é outra das posições que esperava que houvesse alguma mudança. Tanto Hugo Gaspar como Théo já não caminham para novos (38 e 37 anos respectivamente). Mas mais uma vez, a performance deles não mostra os mesmos sinais. Hugo Gaspar teve das melhores épocas de sempre no Benfica. Théo perdeu um pouco o protagonismo que tinha ganho na recta final de 18/19 e nesta última época passou despercebido, mas isso também foi consequência da grande época de Gaspar. Os dois dão garantias ao plantel. Mas talvez no próximo verão seja uma das posições onde se pode antever algum tipo de reforço.
Zona 4
Afonso Guerreiro, André Lopes, Rapha, Japa e Nuno Marques (juniores)
Outra posição que tem muitas garantias. Rapha é provavelmente o melhor jogador do Campeonato. Já vai com 36 anos, mas para já não há qualquer sinal que indique o contrário. André Lopes e Japa vão rodando entre si no lugar de segundo zona 4. Afonso Guerreiro é um jogador para dar profundidade ao plantel, mas com bom potencial e que poderá no futuro ganhar uma posição mais importante. Nuno Marques é o terceiro junior que fará parte do plantel. É uma aposta muito semelhante à do Afonso Guerreiro, mas ainda mais longo prazo.
- Previsões
À primeira vista, o grande rival do Benfica parece ser o Sporting. Mas para já é difícil dizer o que efectivamente valem visto que o plantel é praticamente todo novo. As indicações iniciais na Supertaça não foram muito boas. Perderam 3-2 contra a Fonte do Bastardo, a quem nós ganhámos um amigável nesta pré-época por 3-0. Consequência, na minha opinião, da má pré-época que a equipa fez (muito semelhante com a nossa má pré-época no Andebol). Ainda assim, não devemos desprezar o Sporting, que contratou jogadores com algum currículo como o oposto Paulo Victor e o zona 4 Robinson Dvoranen. Como o plantel é praticamente todo novo, serão uma equipa que irão melhorar ao longo da época. O mau nível inicial não quererá dizer que o plantel é fraco.
A Fonte do Bastardo parece-me que terá equipa para discutir o 2º lugar com o Sporting. Foram buscar o distribuidor Armando Velásquez e o oposto Bruno Cunha ao Sporting Espinho. Bruno Cunha é o melhor jovem jogador de Portugal neste momento. Era um jogador que gostava muito de ver no Benfica. Com estes dois reforços, acredito que a Fonte do Bastardo consiga cavar alguma diferença para o Espinho e aproximar-se do Sporting, quiçá ultrapassá-los.
O Espinho perdeu os tais dois jogadores. Foi buscar Dinis Leão, outro oposto que costuma encher-se de pontos e que deverá ser um bom reforço para eles. Ainda assim, deverão perder alguma qualidade relativamente ao ano passado. Há ainda outras equipas com projectos interessantes como o São Mamede, Esmoriz, Vitória e Câstelo, mas que ainda não me parecem estar ao nível do top4.
O Benfica parece que tem aqui uma boa época para ganhar tudo no Voleibol (Campeonato, Taça e Supertaça). O Sporting está em reconstrução. Fonte tem um plantel interessante. Mas ao nosso nível para já ainda não vejo ninguém. Na Europa, o sorteio não foi muito favorável. Há alguns tubarões na Challenge Cup este ano, e um deles até podemos ser nós. No entanto, o sorteio ditou que para chegar à final vamos ter que ultrapassar muito provavelmente quase todos os tubarões em prova, o que não ajuda. Um mau dia e a nossa prova termina ali."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!