Últimas indefectivações

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Calma, ainda há 63 pontos para disputar

"O FC Porto, além dos dois pontos que deixou no Jamor, também deixou uma ideia de nervosismo que pode ser preocupante...

O FC Porto largou dois pontos no Estádio Nacional, e não devia estar a contar com esse contratempo. os dragões, embora ainda estejam 63 pontos por disputar, deixaram de depender, depois do empate de ontem, dos méritos próprios para chegarem ao título, e isso parece ter-lhes toldado o discernimento. Não lembra ao diabo questionar a legalidade do golo da equipa do Jamor, e quem o fizer só mostra ou ignorância ou desespero. E com tantos pontos ainda em disputa, disparar à toa e sem sentido nunca pode ser boa política. Porém, quando o desvario começa no topo, com ironias bafientas, o resultado nunca pode ser bom. É certo que a situação do FC Porto se agravou até à enésima potência depois da eliminação da Liga dos Campeões, às mãos do Krasnodar, e alguns anéis vão ter de ser vendidos, para não perderem os dedos. E, no contexto actual, a entrada directa de qualquer clube português na fase de grupos da Liga dos Campeões pode representar uma diferença tremenda para a restante concorrência. Mas se, nesta fase da prova, os dragões começaram a perder a cabeça, desviando o foco da única coisa importante, o rendimento da equipa e a sua evolução, os resultados serão, inevitavelmente, comprometedores. O FC Porto possui um plantel que tem obrigação de dar cartas, pelo menos no confronto interno; e quando não o consegue, dificilmente melhorará se tear procurar razões em desculpas ínvias, como é o caso presente do golo de André Santos. Um dia, mais cedo do que mais tarde, os responsáveis pela SAD dos dragões vão ter de vir a terreiro dar explicações cabais, ao portismo, sobre a evolução financeira da sociedade nos últimos anos, para onde foi o dinheiro e porquê.
Esse será o dia do juízo final...

O Benfica joga amanhã, na Luz, a possibilidade de transitar para a Liga Europa, escasso consolo para quem elaborou um discurso europeu. Pelo que tem sido possível recolher, quer na imprensa, quer nas redes sociais, parece formada a convicção de que a tarefa de vender o Zenit por mais de dois golos não é nada de especial. Ai não que não é! Os russos, que caminham para novo título, possuem uma equipa forte e experiente, que só estará ao alcance do melhor Benfica, numa noite boa. Qualquer cenário de facilidades não passará de mera especulação...

Ás
Hélio Sousa
O técnico setubalense, campeão do mundo de sub-20, em Riade-1989, como jogador, e referência da formação na FPF, levou o Barém à conquista, pela primeira vez, da Taça do Golfo, depois de ter derrotado a Arábia Saudita (1-0) na final. Os treinadores portugueses continuam em grande e os de Setúbal são... especiais.

Ás
Luiz Phellype
Pode não ser o melhor ponta de lança do mundo e, até, ficar a anos-luz de Bas Dost, saído de Alvalade por razões ainda por explicar (cabalmente). Mas a verdade é que ontem, frente ao Moreirense, resolveu o jogo com uma tolada que qualquer dos grandes cabeceadores da história, gostaria de ter no portfolio.

Ás
Pedro Ribeiro
O treinador da equipa do Jamor, que, substitui no cargo Jorge Silas, tem dado boa conta do recado e depois de ir vencer a Tondela, viu a sua equipa impor um empate ao FC Porto. Boas sensações para este jovem técnico, que encarou com coragem um desafio profissional exigente e tem estado a dar boa conta do recado.

Mourinho feliz numa improvável cadeira de sonho
«Disse aos jogadores que não sofrer golos não podia ser o objectivo do guarda-redes ou dos defesas, tinha de ser um desígnio da equipa»
José Mourinho, treinador do Tottenham
O Tottenham venceu o Burnley por 5-0, a equipa, depois da entrada de Mourinho, ganhou novo alento e o treinador de Setúbal mostra-se descontraído e bem disposto. Há muito tempo que não se via o Special One tão de bem com a  vida (e não foi por ter ganho, quando perdeu com o Manchester United não fez disso um drama), o que pode prenunciar um novo ciclo de Mou.

A Juventus perdeu (e não joga nada...)
A Juventus sofreu a primeira derrota da época, em jogos oficiais, ao perder com a Lazio no Estádio Olímpico de Roma. A esta novidade, acresce outro facto que nada teve de novo: a 'vecchia signora' jogou muito pouco, pior ainda do que fazia nos tempos de Massimilliano Allegri, e isso deve preocupar os responsáveis da equipa de CR7.

Um Campeão da vida
Morreu, um dia depois de completar 97 anos, Rogério Lantres de Carvalho, o Pipi, personagem incontornável do futebol português, recordista de golos na Taça de Portugal, figura máxima da história do Clube Oriental de Lisboa, capitão do Benfica que venceu a Taça Latina de 1950, avançado do Botafogo do Rio de Janeiro, referência da Selecção Nacional e, acima de tudo, um homem que aceitou tudo o que a vida lhe deu, de bom e de mau, com um sorriso nos lábios, uma história sempre pronta e uma palavra amável como imagem de marca. Mais um reforço para a equipa do céu, onde vai fazer trio de ataque com Eusébio e Guilherme Espírito Santo. Tive o privilégio de cruzar-me, por iniciativa do Vítor Cândido, sportinguista dos quatro costados e amigo do peito do Pipi, com esta grande personalidade. Que recordei sempre a partir de um sorriso que se lhe espraiava no rosto, mas nascia no mais profundo da alma. Um dia, pedi-lhe um autógrafo, e ele dedicou-mo, na fotografia em que empunhava a Taça da Latina..."

José Manuel Delgado, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!