Últimas indefectivações

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

SL Benfica - Sporting CP

"Primeiro jogo oficial da temporada e dificilmente poderia começar melhor. Uma vitória por 5-0 fica para a história. Eu não tenho memória do 6-3 mas sei tudo sobre esse jogo. Hoje vai foi mais um jogo cujo o resultado vai perdurar por muito tempo. Umas notas sobre o jogo. 
O Benfica entrou com o 4-4-2 que mais vezes utilizou na pré-época. Já o Sporting surpreendeu com uma linha de três centrais. O resultado acaba por ser bastante acentuado e de certa maneira até que foi justo. O Benfica podia ter marcado mais do cinco. Mas até ao minuto 60, o jogo foi bem equilibrado, com a linha de três centrais a cobrir bem os nossos dois avançados.
1. Pizzi. A mobilidade que Pizzi traz ao jogo deixa marcas e o Sporting hoje vai para casa cheio delas. Ele e o Rafa destruíram o Sporting. O jogo começou muito apertado. Tanto o Sporting como o Benfica criaram boas oportunidades. Tudo só se desatou quando o Pizzi faz um cruzamento teleguiado para o Rafa que finaliza de primeira ao segundo poste. Além desta assistência, fez mais dois golos.
2. Rafa. Já há pouca coisa a dizer sobre o Rafa. É esperar que os ingleses hoje se tenham focado no Bruno Fernandes e nos deixem com este "cepo que falha muito" o resto da temporada e, se tivermos sorte, o resto da sua carreira. Assistiu o Pizzi nos seus dois golos e ainda marcou aquele primeiro golo numa finalização muito difícil. Destaco o segundo golo, que mudou o jogo. Rafa recupera a bola ao Mathieu à entrada da área e consegue criar a oportunidade para Pizzi só ter que encostar.
3. Gabriel. Ainda não está a 100% no que toca a forma física. Não recupera tantas bolas como já o vimos a recuperar mas é um jogador muito importante. O Benfica privilegiou a mudança de flanco e os passes de 40-50m do Gabriel não perdoaram ai. Saiu com queixas. Espero que não seja grave.
4. Alex Grimaldo. Não foi um jogo extraordinário para o espanhol. O Raphinha criou-lhe algumas dores de cabeça. Mas depois vai bater um livre descaído para a direita e o Renan não teve hipóteses. 
5. RDT e Seferovic. Tirando o último golo, nenhum dos dois está nos golos. Mas tiveram boas oportunidades. RDT adoptou um papel de maior construção. Seferovic manteve a fazer o que fez no ano passado. Só o facto de estarem em campo obrigam o adversário a comportar-se de maneira diferente do que quereriam, o que abre outros espaços para o Rafa e o Pizzi. Eu ainda não estou completamente convencido. Acho que o Jota ou Taarabt atrás do avançado poderiam fazer mais estragos. Mas depois de um 5-0 ao Sporting, não há muito que se possa dizer.
6. Odysseas Vlachodimos. Aquilo que fez contra o AC Milan, voltou a fazer hoje. Fechou a baliza e encheu-se de boas defesas. A ameaça de competição está a ter frutos. Era importante fechar a contratação de um guarda-redes para que o grego não se descuide.
7. Rúben Dias e Ferro. Fizeram um bom jogo. Não foi perfeito, nas foi. Principalmente na primeira parte tiveram alguns problemas. Na segunda corrigiram. Alguém viu o o Bas Dost?
8. Florentino Luís. Discreto mas eficaz.
9. Nuno Tavares. Jogar na ala direita limita bastante o que pode atacar, mas ainda assim, tirando uma ou outra falha de comunicação, foi uma bela estreia oficial. O Grimaldo que se cuide.
10. Chiquinho. Selou o jogo com um 5-0 épico.
Nem tudo foi perfeito. Os primeiros 60 minutos foram mais equilibrados do que este resultado poderá deixar pensar. O Benfica que quer ser Benfica Europeu ainda tem espaço para melhorar. Recebemos 200M neste verão só em transferências. É fechar os últimos lugares que houver com jogadores de qualidade.
Aproveitem esta noite e celebrem-na porque não é todos os dias que se dá 5-0 a um dos maiores rivais. Mas nada de euforias que daqui a três semanas, jogamos contra os outros."

1 comentário:

  1. e ainda falta o caio lucas e o vinicius vamos benfica o porto ta a tremer ja esta a investir mais so o porto pa dar luta mesmo a esse benfica como esta

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!