Últimas indefectivações

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

O popular Benfica na Feira Popular

"O Pavilhão do Benfica: local de afirmação da popularidade e grandiosidade do Clube.

Inaugurada em 1943, a Feira Popular de Lisboa começou por ser uma feira internacional de amostras, que pretendia demonstrar o que de melhor se fazia no país, antes de se tornar, nas décadas seguintes, num espaço de divertimento. O seu principal objectivo era o financiamento da Colónia Balnear Infantil O Século, fundada por este periódico em 1927, que proporcionava campos de férias às crianças desfavorecidas do concelho.
Por iniciativa de José Pereira da Rosa, director do jornal O Século, do seu filho Carlos Alberto Pereira da Rosa e Joaquim Pavão, administradores da Feira Popular, o Benfica abriu o seu primeiro pavilhão neste espaço de diversão lisboeta em 1953.
A construção do Pavilhão do Benfica na Feira Popular de Lisboa esteve a cargo do arquitecto João Simões, que também projectara o Estádio da Luz. Na exposição era possível conhecer a história do Clube, as suas filiais e o ecletismo, bem como vislumbrar a maqueta do que viria a ser o Estádio da Luz. No entanto, o maior foco deste espaço era a enorme exposição de troféus que o Clube conquistara ao longo dos seus 49 anos de vida. No Pavilhão do Benfica havia ainda um mealheiro onde os visitantes podiam colocar a sua contribuição para a construção do Estádio da Luz que, a par do Sorteio Monumental - cujas senhas também eram aqui adquiridas -, constituiu uma grande fonte de receitas para a concretização da tão desejada obra.
Tal como se previa, o Pavilhão do Benfica foi um dos mais populares da Feira Popular, recebendo milhares de visitantes, o que levou a que o Clube repetisse a experiência no ano seguinte. O Benfica abriu o seu pavilhão na Feira Popular de Lisboa em 1953, 1954, 1956, 1961 e 1962, tendo ainda um pequeno espaço para actividades organizadas pelo Clube e por outras associações, em 1957.
Em 1961, a grande atracção deste espaço foi a recém-conquistada Taça dos Clubes Campeões Europeus, à qual se juntou, em 1962, o bicampeonato europeu e o urso-mascote, oferecido ao Benfica em Amesterdão.
Saiba mais sobre outras actividades culturais do Clube na área 16 - Outros Voos do Museu Benfica - Cosme Damião."

Marisa Manana, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!