Últimas indefectivações

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Eterno Monstro Sagrado

"Há cinco anos partiu um dos melhores jogadores de todos os tempos. Glória do Benfica, Mário Coluna deixou-nos a 25 de Fevereiro de 2014, um mês depois de Eusébio, devido a uma paragem cardiorrespiratória. Tinha 78 anos.

Nascido em Moçambique no dia 6 de Agosto de 1935, Coluna fez parte de uma geração de grandes ícones do desporto-rei.
Vestiu pela primeira vez a camisola do Benfica no dia 12 de Setembro de 1954, numa goleada frente ao Vitória de Setúbal, a contar para a 1.ª jornada do Campeonato Nacional, no Estádio do Jamor. Para além de se estrear em campo, Mário Coluna também fez os seus primeiros dois golos de águia ao peito (50’ e 65’). Os restantes foram assinados por Arsénio (5’), Salvador Martins (25’) e José Águas (46’).
“Capitão”, “Monstro Sagrado”, ou simplesmente “Senhor Coluna”, como Eusébio insistia em chamá-lo, foram as alcunhas que foi adquirindo ao longo das 16 épocas com as cores do Benfica.
Em 1970, Coluna deixava o seu clube como um dos melhores jogadores em Portugal e mesmo como um dos grandes da Europa, tendo conquistado duas Taças dos Campeões Europeus (marcou em ambas as finais, frente a Barcelona e Real Madrid).
Conquistou ainda 10 Campeonatos Nacionais, seis Taças de Portugal e inúmeros troféus de prestígio nacional e internacional. Foi o capitão da Selecção Nacional no Mundial de 1966, em Inglaterra, onde os Magriços terminaram no 3.º lugar."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!