Últimas indefectivações

domingo, 17 de junho de 2018

Mundial de bicicleta

"Hoje joga o México, na semana em que ficou a saber-se que os mexicanos organizarão o Mundial de 2026, conjuntamente com o Canadá e os… EUA. Onde Trump vê muros, a FIFA vê pontes! O México será o primeiro país a organizar três edições do Mundial, depois de 1970 e 1986. 
Precisamente em 1986, o Estádio Azteca assomou como palco de dois momentos poéticos e perenes. Obras assinadas por Maradona com um golo forjado desde o seu meio-campo, numa carta de amor sobre futebol que ridiculariza as palavras que o explicam, e pelo mexicano Negrete que - num movimento que suspendeu tempo, espaço e gravidade - moldou no ar um remate de bicicleta, daí resultando o golo que recentemente foi considerado o melhor de sempre em Mundiais.
O pontapé de bicicleta diz-se 'inventado' pelo brasileiro Leónidas, que disputou o Mundial de 1938. Interpelado sobre tal hipótese, o 'Diamante Negro' afirmou: "É possível que não seja criação minha, mas antes de mim nunca vi ninguém fazê-lo!"
Manuel Negrete seria, entretanto, contratado pelo Sporting, um clube em crise directiva e financeira que tinha iniciado a pré-época com apenas 13 jogadores (a História repete-se?). Negrete não se adaptou ao futebol português e fez apenas uma época, sem engenho para dar a volta… de bicicleta e sem outros golos dignos de grande registo.
Já entre os mexicanos, a bicicleta de Negrete deu-lhe um lugar de destaque, ofuscando em 1986 Hugo Sánchez, o melhor de sempre entre os futebolistas aztecas. O ídolo do Real Madrid e melhor marcador da liga espanhola de 1985 a 1988 ficou também conhecido por festejar os golos com um salto mortal em homenagem à irmã, ginasta olímpica.
Outro mexicano a fazer História é Rafa Márquez com a sua quinta participação, igualando o conterrâneo Carbajal, Matthäus e Buffon. E se marcar um golo entra no restrito lote de jogadores que facturaram em quatro Mundiais.
Hoje, contra a Alemanha, não será fácil para os mexicanos com sotaque português (de Jiménez, Herrera, Layún e Reyes) aguentarem a pedalada! Os alemães, sempre ligados à corrente, são bem capazes de lhes dar cabo dos carretos… da bicicleta!"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!