Últimas indefectivações

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Árbitros por sorteio!...

"Não é o mal menor, é, sim, o maior. Promulga haver desonestos, inclusive no CA. E propícia mais forte reino de incompetência.

Sorteio de árbitros no nosso futebol profissional, consequência de infernal e interminável cavalgada de suspeitas, é o mal menor?
Perentório não. É, sim, o mal maior.
A mais clara demonstração do estado a que isto chegou... na mentalidade dos responsáveis de clubes que, por larguíssima maioria, frise-se, decidiram ser este o caminho.
O mais veemente atestado passado a árbitros e ao Conselho de Arbitragem em matéria de... desonestidade.
Assim mesmo: o que esta decisão da Liga de clubes promulga é haver árbitros desonestos e escolhidos a dedo por desonesto Conselho de Arbitragem.
Evidente: não se trata de apontar incompetência. Porque sorteio poderá propiciar mais forte reino de incompetentes. Já houve essa experiência no futebol português. Durou pouco por, muito naturalmente, não ter corrido bem.
Bruno Carvalho, primeiro proponente de sorteio, disse não ter sido vitória do Sporting, sim do futebol. Decerto vai ser escutado, e rapidamente seguido, em toda a Europa. Onde não existe exemplo de outro país que decida árbitros por sorteio. Mas vão ver, a partir de agora, o rol do iluminados pelo radioso sol da lusitana mensagem.
Pinto da Costa, decisivo no apoio à proposta do Sporting (com que então, Bruno Carvalho, Benfica e FC Porto têm andado em lua de mel, de mãos dadas contra o Sporting?), foi claríssimo: moção de desconfiança ao presidente do Conselho de Arbitragem. Em cheio. Após largos anos de ostensiva embirração de Pinto da  Costa com Vítor Pereira.
Curioso: o Sporting desencadeou este ataque exactamente após uma temporada em que nada foi prejudicado pela arbitragem (noutras foi, antes da era Bruno Carvalho). Pinto da Costa muito agradecido a Bruno Carvalho... Agora, será a vez de o Benfica declarar romance entre os seus grandes rivais.
Fira esta girândola de amuos e namoros... Dá sistemáticos êxitos no progresso da organização do futebol português. Lá está, a Europa tem mesmo de olhar para nós e apressar-se a seguir-nos como modelo.
Palavra final terá a Assembleia Geral da Federação. Onde a Liga tem apenas 25% dos votos. E talvez, até lá, a Liga encontre o bom senso de apresentar propostas que afastem o sorteio.

Marco Ferreira: não sei se foi ele, involuntariamente, a espoletar drástica decisão de sorteio. Uma confissão faço, com profundo mea culpa: semanas decorridas sobre ridículo levado ao auge, ainda não consegui perceber como é que este árbitro foi nomeado para a final da Taça de Portugal e, até tendo actuado bem, logo de seguida o despromoverem da I Liga e com a pior classificação de todos os árbitros! Em que ficamos: sim ou não o Conselho de Arbitragem conhecia o desfecho dos relatórios dos ditos técnicos observadores? Se sim, por que raio nomeou para a gala do Jamor o árbitro classificado como pior da época?! Se não, como é possível o nomeador de árbitros desconhecer em que classificação eles se encontram?!
Não sou perito em arbitragem, o que não invalida ter duas convicções:
- As notas pelos observadores dadas a actuações de árbitros são, amiúde, o oposto do que vimos em campo...
- Marco Ferreira, 2.ª na época anterior e internacional, esteve nesta temporada bem abaixo desse nível, mas, caramba, não foi o pior árbitro! Se assim o classificaram, que artes tiveram de colocar acima dele vários outros?!
Outra questão de fundo: a profissionalização de árbitros formalmente concretizada na última época. Não firme opositor, sempre lhe torci nariz... Já quase profissionais eram, nas verbas mensalmente recebidas, e profissionalização a 100% implica saída de outro trabalho. Carreira de árbitro nesse nível pode durar 10, vá lá, 15 anos, acabando, por lei, aos 45... E facilmente reencontra posto de trabalho nessa idade e neste país?... E, antes disso, se for despromovido? (face às anuais classificações, alguns têm de ser...).
Marco Ferreira, internacional e profissional há menos de um ano, está agora, subitamente, no desemprego...
Porém, como tantos veementemente se bateram pela profissionalização de árbitros, deve ser meu o defeito de análise."

Santos Neves, in A Bola

2 comentários:

  1. Na minha opinião baseada apenas nos jogos que vi os piores árbitros foi Marco Ferreira de longe e Hugo Miguel. Bruno Esteves não andou longe.

    ResponderEliminar
  2. O Bruno Esteves foi o 'primeiro' a não descer... safou-se!!!

    Quem acompanhou os jogos, com olhos de ver, a classificação do Marco Ferreira não surpreende ninguém... Fez arbitragens vergonhosas.

    Em relação à nomeação para a Final da Taça, parece que ninguém se lembra, que as nomeações para o Jamor são feitas por negociação entre os Clubes.
    Não concordo, mas é tradição...

    Abraços

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!