"Em 2003, num dia de emoções mistas, os benfiquistas despediram-se da antiga Catedral
Pretendia-se que o dia 22 de Março de 2003 fosse memorável para todos aqueles que se dirigiram ao Estádio da Luz, para a sua última partida. Por isso, o programa começou, por volta das 15 horas, com um jogo entre as antigas glórias do Benfica, que pisariam pela última vez o relvado da antiga Catedral. O único golo da partida, marcado por Chalana, 'foi um momento de muita emoção e nostalgia'.
Ainda antes do apito inicial, exibiram-se paraquedistas, que caíram do céu com bandeiras do Benfica, desfilaram as dezenas de Casas do Benfica presentes, atuou uma tuna académica e foram declamados dois poemas alusivos ao momento por um adepto que esteve presente na inauguração do Estádio em 1954.
Às 17:15, começou aquele que seria o ultimo jogo no Estádio da Luz, entre o Benfica e o Santa Clara, a contar para a 26.ª jornada do Campeonato Nacional. O Benfica venceu por 1-0, com golo de Simão Sabrosa, aos 60 minutos, de grande penalidade. O apito final deste encontro foi um momento emocionante, em que 'todas os jogadores seguiram os adeptos e aplaudiram, como que a agradecer ao estádio tudo aquilo que ele acolheu'.
Minutos depois do final da partida, deu-se início à preparação do espectáculo musical. Cortaram-se pedaços de relva, que depois seriam vendidos como recordação, e pelas 20h45, nos dois ecrãs gigantes que ladeavam o palco entretanto montado, surgiram imagens dos golos mais importantes e de momentos emblemáticos vividos na Catedral encarnada.
No 'Monumental Adeus' atuaram vários artistas nacionais e, também, Daniela Mercury, que animou o publico durante duas horas. O cantor Carlos Guilherme fechou a noite, interpretando a música Ser Benfiquista, e a festa terminou com um espetáculo de fogo de artifício.
Se para alguns benfiquistas este foi um dia triste e nostálgico, para outros simbolizou festa e esperança renovada, pois, mesmo ao lado, nascia um novo Estádio da Luz, como se do 'velho' nascesse o 'novo'.
Saiba mais sobre o antigo Estádio da Luz, na exposição temporária Um por Todos e Todos pelo Estádio - Memórias do Estádio da Luz (1954-2003), no Museu Benfica - Cosme Damião."
Marisa Manana, in O Benfica
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!