Últimas indefectivações

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Natal difícil


"Neste Natal não há como fugir aos temas de guerra, das tempestades destruidoras e da crise global. É certo que temporais, guerras e crise sempre existiram, mas por alguma razão vivíamos a ilusão coletiva de que a guerra era uma coisa arcaica e que o século 21 teria como principal tema a mudança climática e como principal agenda humanitária as suas consequências sociais, sobretudo nos países mais pobres.
Num tempo em que a transição energética entrou na linguagem diária, não esperávamos que os combustíveis fósseis tivessem tal impacto nas nossas vidas, o que mostra bem o quanto ainda estamos dependentes das energias que prejudicam o planeta e o nosso futuro.
Outro sonho que tínhamos consolidado na Europa e nos países desenvolvidos era o de que a democracia é irreversível e que a soberania e a integridade territorial não poderia já ser posta em causa, muito menos na europa.
Só que, infelizmente, tudo isto bateu à porta de repentinamente, como um banho de realidade e afetou a nossa vida de forma duradoura, mal acabados de sair da pandemia do século. Por isso, neste Natal temos que refletir ainda mais sobre o que queremos ser enquanto sociedade e os valores da fraternidade entre os povos, da fraternidade e da ação individual, de cada um de nós, assumem cada vez mais importância.
É por isso que nos enchemos de orgulho, e sabemos estar do lado certo, quando vemos toda a organização do Benfica, dos atletas aos departamentos, a mobilizar-se para multiplicar às centenas o gesto de dar de acarinhar os que de nós precisam, com as crianças acima de tudo, que no Natal ocupam lugar cimeiro.
Sejamos sempre assim e só pode melhorar!
Feliz Natal"

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!