Últimas indefectivações

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Benfica de gala. O “B” grande foi português


"Um golo a abir, com Darwin como gosta, no ataque à profundidade, deu ao Benfica o que precisava para estar, ainda mais tranquilo no jogo.
Com a sua linha de cinco sempre a controlar a largura e Rafa e Darwin a formarem a linha média, juntando-se a Weigl e João Mário, o Benfica foi mantendo o seu corredor central bem protegido, com as ameaças blaugranas a surgirem em diagonais sem bola dos médios interiores em busca de pedir a bola na profundidade.
E se Yaremchuk se move cada vez melhor em apoio, por ter um conhecimento cada vez mais aprimorado das ideias da equipa e assim se associar com os colegas e dar saída de zonas de pressão, isso só não sucedeu com maior frequência porque Darwin revela no jogo em apoio uma das suas maiores debilidades. Um momento em que fez a equipa perder a posse por diversas ocasiões na primeira parte.
Porque, é nestes jogos em que o nível sobe que se torna, ainda mais importante, o nível técnico e de decisões dos jogadores. E, se dúvidas existissem, o jogo de hoje provou-o para a posteridade. Este Benfica cresce para um patamar onde não estava há alguns anos porque hoje tem, no seu corredor central, elementos que lhe dão outra clarividência de decisões com bola, mesmo quando o espaço se reduz, sendo hoje mais do que uma equipa de vertigem, também uma equipa que descansa em posse, porque a perde muito menos vezes. E repito, mesmo quando o nível sobe.
A juntar a isso, uma solidez defensiva nunca vista na era Jesus na Luz, muito por culpa de uma linha de cinco que controla muito melhor a largura e deixa a equipa menos exposta em transição defensiva do que antes, mas sobretudo porque a qualidade do comportamento da última linha encarnada é muito alavancada pela elevada qualidade individual dos seus elementos, sobretudo os centrais, sempre intratáveis nos duelos. Destaque para Verissimo, exímio no controlo a Depay, tanto nos duelos individuais como no controlo da profundidade.

Homem do Jogo
Longe de ser um primor técnico, Darwin tem características únicas pela forma como ataca a profundidade, com e sem bola. Quando e se melhorar a sua capacidade decisional e habilidade motora pode ser um prodígio. Jesus acredita!"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!