Últimas indefectivações

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Cadomblé do Vata (engatateiros)

"Bastos, Costa Pereira, José Henriques, Bento, Preud'Homme, Enke, Oblak, Júlio César, Ederson... a lista de grandes guarda redes que fizeram as delícias dos adeptos do Benfica no relvado da Luz é interminável. Maior que esta lista, só mesmo a dos guarda redes desconhecidos de equipas pequenas, que fizeram as delícias dos cardiologistas dos adeptos do Benfica no relvado da Luz. De todos, os que mais me marcaram:
1. Vital - Gil Vicente: um dos dignos representantes dos guarda redes que mal tocavam a barra, que nos anos 80/90 faziam sonhar muito jovem curto de pernas, aspirante à baliza do Glorioso (um amigo meu...). O pequeno Vital era tão espalhafatoso nas defesas, que onde ele jogava, mal crescia relva. Em 93/94, a meias com o pai do Artur Soares Dias, arrancou um empate a zero na Catedral, deixando Toni à beira de um ataque de nervos.
2. Acácio - Beira Mar: no Brasil ficou conhecido como um dos grandes guarda redes do Vasco da Gama, tendo estado presente no Itália90. Em Portugal ficará para sempre lembrado pelas 2 super exibições na Luz em 92/93 e 93/94, por ter sido o único a sofrer um golo do Clóvis na 1ª Liga e por ter contado descontraídamente numa reportagem desaparecida dos arquivos, como foi com um colega receber uma mala de dinheiro das mãos de César Boaven... perdão, de dirigentes do FC Porto, após o Beira Mar ter batido o SL Benfica no Estádio Mário Duarte em 92/93... curiosamente, 2 jornadas depois, o FC Porto venceu 1-0 no mesmo estádio.
3. Costinha - U. Leiria: a temporada de 04/05 foi pródiga em milagres das redes no nosso Estádio. Qualquer um chegava ali e defendia tudo, inclusive dentro da baliza. O ex. Sporting CP e FC Porto que em toda a carreira raramente se destacou pela qualidade, cumpriu na Luz o jogo da vida, numa temporada passada quase totalmente na condição de suplente, aguentando o forte até Mantorras sacar mais um milagroso golo do empate nos descontos. Findo este jogo, voltou para o banco até final da época.
4. William - Boavista: o camaronês mais brasileiro do Mundo tinha tido umas épocas boas no Boavista. Depois desapareceu com o surgimento do Ricardo, para voltar ao estrelato na Catedral em 06/07, num dia duplamente triste para o Sport Lisboa e Benfica: empatamos 0-0 e Derlei fez o primeiro dos seus 18 atentados à História do Manto Sagrado. Esta foi também a última época de William no Boavista, o que confirma que na Luz, até guarda redes reformados brilham.
5. Salin - SportingCP: entre Salin do Sporting CP e Pesier da Naval, escolhi o que conseguiu sair da Luz com pontos. Mas a menção ao figueirense demonstra quão valente foi a sua aparição em 09/10. Do francês lagarto ficam as grandes defesas no derby de início de época e a ligação a uma reportagem manhosa da SIC que deixou adeptos Gloriosos e rivais de mãos na cara: encarnados pelo desrespeito ao Clube; às riscas pela óbvia falta de credibilidade da encenação. Independentemente disto tudo, o agora suplente do Rennes pode-se gabar de ter sido o primeiro a sofrer um golo de João Félix.
* - Casillas fez duas exibições enormes, mas era um grande guarda redes, para além que aqui só são considerados guardiões de clubes pequenos.
** - a nível internacional destaco um bigodes do Katowice em 93/94 que até uma bicicleta de JVP defendeu; Toldo do Inter que terá realizado a melhor exibição de um guardião rival no Estádio da Luz e Iraizoz a segurar o nulo do Espanyol, que ao defender uma derrota pela margem mínima em Barcelona, Fernando Santos tudo fez por merecer.
*** - nos 11 anos do Terror, muitos foram os que brilharam contra nós, mas dou-lhes o desconto porque eram atacados por avançados de qualidade demasiado duvidosa.
**** - Marco Tábuas na Luz é um mito urbano. Só por uma vez sofreu menos de 2 golos. Aconteceu num jogo em que não foi titular. De resto, foi sempre 2 e 3 chocos para take away."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!