Últimas indefectivações

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Mattia Perin

"Odysseas Vlachodimos teve uma boa época no ano passado. Salvo raras excepções, foi segurando a baliza e podemos dizer que se estivesse lá outro qualquer guarda-redes do Campeonato em vez do grego, o Benfica teria sofrido mais golos do que sofreu. No entanto, a realidade do Benfica, neste momento, não se pode limitar ao Campeonato. O Benfica tem que ser mais ambicioso na Europa e depois do futebol praticado nos últimos seis meses, o Benfica partia para este verão a dois-três reforços cirúrgicos de ser uma equipa candidata a estar nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, ou seja, uma das oito melhores equipas da Europa. Uma das posições onde é possível melhorar, é o guarda-redes. Não porque Vlachodimos seja mau, mas porque há uma diferença significativa entre um Ederson ou Oblak e o grego.
O Benfica desde início tem andado à procura de guarda-redes que estão tapados por outros grandes guarda-redes. Primeiro foi o Jasper Cillessen, que recentemente assinou pelo Valência. Depois foi o Keylor Navas que continua tapado no Real Madrid pelo Thibaut Courtois. Quando tudo parecia que íamos ficar até ao final de Agosto à espera que o Real Madrid cedesse no Keylor Navas, eis que Gianluigi Buffon decide regressar à Juventus e cortar por completo os minutos de Mattia Perin, que já estava atrás de Wojciech Szczęsny. Isto não faz do Perin um mau guarda-redes. Faz do Perin um guarda-redes que ainda não conseguiu corresponder às expectativas em Turin. Nos últimos anos o Benfica teve vários craques que clubes grandes dispensaram. Nomes como Jonas, Matic, Javi Garcia ou Rodrigo. O Mattia Perin há um ano era visto como um dos futuros melhores guarda-redes do mundo. E isso não mudou em um ano
 Há ainda uma externalidade positiva que Mattia Perin trazia que para mim não deveria ser desvalorizada. Mattia Perin já foi internacional italiano. Se o Benfica conseguisse fazer de Perin um internacional italiano outra vez e o levasse à seleção no Europeu 2020, isto poderia ter impacto noutras contratações que temos falhado. Há muitos jogadores que acreditam que se forem para um Campeonato fora do Top5 ficam fora do baralho dos seus seleccionadores. Mattia Perin poderia mudar isso.
Ao que parece o ombro do Mattia Perin tem mais problemas do que inicialmente poderia parecer. A recuperação vai ser demorada e o Benfica não está preparado para dar 15M por um guarda-redes que não sabe como irá recuperar. O Benfica estará a tentar alterar o negócio para um empréstimo com cláusula de compra obrigatória caso o jogador faça um número mínimo de jogos, e a verdade é que tudo isto faz sentido. É uma decepção bastante grande, mas é melhor não gastar 15M do que arriscar e poder ter o jogador no estaleiro os próximos cinco anos. Abrem-se logo à partida três caminhos diferentes:
1. Empréstimo com cláusula de compra. Era o ideal para o Benfica, mas não sei se é o ideal para a Juventus. No entanto, a verdade é que só se um clube quiser arriscar 15M é que os italianos têm uma alternativa melhor.
2. Esperar até Janeiro. O que é uma situação parecida com a do ponto 1. mas onde não garantimos que o jogador seja nosso, pois pode parecer outro concorrente, nem sabemos se o preço na altura é o mesmo. Pode também ter limitações a nível de inscrições na UEFA pois se a Juventus assim o quiser, podemos não o utilizar na Europa.
3. Avançar para outro. Neste cenário, o ombro do Mattia Perin está mesmo mal, e o comunicado do Benfica de ontem foi só para salvaguardar o activo da Juventus. Assim sendo, não sobram muitos guarda-redes do calibre de Mattia Perin. Do que se fala no mercado a nível europeu, só vejo mesmo duas alternativas: Keylor Navas, que o Real Madrid está a reter e que com 32 anos não é, para mim, o guarda-redes que deveríamos procurar (pese embora a carreira dos guarda-redes ser mais longa) ou Kevin Trapp, que não tendo um tecto tão alto como Mattia Perin, é mais barato, joga bem com os pés - que com os novos pontapés de baliza vai ser importante para Lage - e é também um guarda-redes muito bom. Se o objectivo é ter um guarda-redes com potencial para top10 do Mundo, não vejo outros que estejam disponíveis.

O que é que este cenários podem significar para os guarda-redes que temos in-house?
1. Odysseas Vlachodimos. O grego terá noção da sua qualidade e tem noção que isto é o Benfica, não é o Panathinaikos. No cenário em que Perin vem em Janeiro, se o grego tiver a mentalidade correcta, vai ver estes meses de avanço como um incentivo a que se supere. Só será titular do Benfica em Janeiro se tiver quatro meses de sonho e é para isso que terá que trabalhar. No cenário em que avançamos para outro guarda-redes, o grego deve ficar na mesma porque ainda iria juntar bons minutos no Benfica, na minha opinião.
2. Mile Svilar. Independentemente de qualquer cenário, Svilar deveria ser emprestado. É muito jovem. Tem apenas 19 anos. Tem um grande potencial. Precisa é de jogar.
3. Ivan Zlobin. É um guarda-redes que está longe de me convencer. Não sei como é que é visto internamente, mas se tiverem confiança nele, é deixá-lo assumir a segunda posição atrás de Vlachodimos, no tal cenário em que Perin só vem em Janeiro. Se vier outro guarda-redes, será o terceiro guarda-redes e para isso serve bem.
4. Quarto Nome. Caso o Benfica avance para um cenário onde Perin só regressa em Novembro/Janeiro e Bruno Lage e a sua equipa técnica não tenha confiança em Zlobin como número dois, acho que o Benfica deveria jogar pelo seguro e ir buscar um guarda-redes por empréstimo que ofereça algumas garantias. Um Helton Leite, por exemplo. Tenho muitas dúvidas que o Benfica faça isto, no entanto.
Nas próximas horas vamos descobrir o que afinal irá acontecer. Ou um novo comunicado cai na imprensa, onde o Benfica e a Juventus chegam a algum tipo de acordo, ou o Benfica vai avançar para outro guarda-redes. Seria demasiado irresponsável não fazer uma destas, pois iria contradizer tudo o que LFV tem dito desde do 37. O Benfica Europeu precisa de um guarda-redes melhor que Vlachodimos (que é bom, mas é possível melhorar). E não é por termos falhado Mattia Perin que essa necessidade vai desaparecer. Há bons nomes no mercado. Logo à partida Kevin Trapp. É só fazer acontecer."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!