Últimas indefectivações

terça-feira, 10 de abril de 2018

Reconhecer e distinguir

"Prémios Benfiquistas do Ano: uma iniciativa pioneira do jornal O Benfica.

Foi na edição de 25 de Novembro de 1987 que o jornal O Benfica comunicou a instituição dos Prémios Benfiquistas do Ano. Desde então, passou a distinguir, anualmente, no jantar comemorativo do seu aniversário, o mérito e a dedicação ao Sport Lisboa e Benfica, a título individual e colectivo. Foi assim até 2002.
Durante esse período, foram atribuídos um total de 164 prémios em categorias como: Futebolista, Atleta de Alta Competição, Atleta Amador, Sócio, Técnico, Seccionista e Filial, entre outras. A tipologia dos prémios atribuídos foi variando ao longo das 15 edições, assim como a forma de escolher os vencedores. Se nuns foram eleitos pelo 'corpo redactorial do jornal', noutros foram escolhidos por 'um júri interno' e, noutros, através de votação dos sócios e dos leitores do periódico.
Em 2007, o Clube recuperou a iniciativa d'O Benfica e instituiu os Galardões Cosme Damião. O propósito manteve-se: premiar aqueles que, no ano anterior, mais se destacaram nas várias áreas do Clube. Os sócios elegeram os vencedores através do site oficial e a cerimónia de entrega dos galardões realizou-se a 28 de Fevereiro, durante a gala do 103.º aniversário do Clube, no Casino Estoril. Desde então, a entrega dos Galardões Cosme Damião passou a ser presença assídua na gala de aniversário do Benfica, contando já com 11 edições.
Apoiante indefectível do Benfica, Adelino Valentim (1913-1993) foi o primeiro a ser distinguido com o prémio Benfiquistas do Ano na categoria de Sócio. Recebeu-o das mãos do Dr. Miguel Magalhães, vice-presidente da Direcção, a 2 de Dezembro de 1987, 'na Adega da Ti Matilde, tradicional ponto de encontro das gentes benfiquistas'. A fotografia do momento teve lugar na capa da edição de 10 de Dezembro.
Mais conhecido como 'Homem da Bandeira', Adelino foi um 'autêntico chefe dos entusiasmos que ao longo de muitos anos «incendiariam» o nosso Estádio'. Foi-o até ao fim. Dias antes de falecer, acompanhado da sua bandeira gigante, fez, pela última vez, 'a sua habitual «peregrinação» à volta do rectângulo de jogo'.
O prémio de Sócio do Ano que lhe foi entregue em 1987 encontra-se patente na exposição Jornal O Benfica - 75 Anos de Missão, no Museu Benfica - Cosme Damião."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!