Últimas indefectivações

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Jesus só pode ter um poder: treinar

"Jorge Jesus é, para mim, um excelente treinador de futebol, mas apenas isso. Discordo em absoluto que, ao contrário do que muitos defendem, deve ser um treinador com poderes alargados. Muito pelo contrário. É um treinador que tem de ter obrigatoriamente poderes limitados, com a sua esfera de influência a resumir-se única e exclusivamente ao treino. E isso começa por ter de trabalhar, de valorizar e de fazer crescer (como já provou saber fazer) os jogadores que o clube decide dar-lhe e não os jogadores que pede ou exige, até porque o único mercado que verdadeiramente parece dominar é o brasileiro, e muitos dos reforços daí provenientes são, no mínimo, de qualidade duvidosa para clubes como Benfica ou Sporting: Airton, Alan Kardec, Éder Luís, Filipe Menezes, Bruno Paulista, André... Durante o reinado de seis anos na Luz, os jogadores que mais valorizou (alguns já estavam valorizados, só os envernizou, noutros deixou o cunho pessoal) já estavam no clube ou foram escolhas do clube: Coentrão, David Luiz, Javi Garcia, Di Maria, Ramires, Gaitán, Garay, Witsel, Enzo Pérez, Matic, Rodrigo, Oblak, Markovic, André Gomes (este proveniente da formação)...
Veja-se agora o exemplo do Sporting. As duas grandes vendas do verão já estavam no clube antes de Jesus chegar: João Mário e Slimani. E Adrien, William Carvalho e Gelson Martins, que também já moravam em Alvalade, são dos activos mais valiosos.
Neste contexto, faz todo o sentido que Bruno de Carvalho retire poderes a Jesus na construção dos plantéis e o obrigue a trabalhar, por exemplo, com jovens que há seis meses o técnico tinha dispensado para empréstimos ou colocando na prateleira (Matheus Pereira..), e que são seguramente melhores que muitos dos que Jesus preferiu.
Tivesse Luís Filipe Vieira feito o mesmo e não precisaria de andar a queixar-se que JJ não apostava na formação nem olhava para o futuro. Afinal, quem manda mais?"

Gonçalo Guimarães, in A Bola

PS: Oh Gonçalo, então o Vieira tentou mesmo fazer isso... e como consequência, o Judas 'foi-se' embora, pelo seu próprio pé, recusando trabalhar nessas condições...!!!
Algo que o Babalu, está a rezar, volte a acontecer... mas o Judas é mau carácter, mas não é burro!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!