Últimas indefectivações

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Retalhos da vida de um 'derby' eterno

"Frente a frente dois enormes guarda-redes; e ainda a trivela de Rafa e a velha história do 'quem não marca, sofre', ao minuto 46/47

O 96.º derby da história em casa dos encarnados (todas as provas contabilizadas), deu Benfica. Alguns momentos da partida de ontem merecem destaque...
1 - Aos 13 minutos, uma raridade: a bola bateu num papelão que estava no relvado e Jorge Sousa seguiu a letra da leu e interrompeu a partida, cortando um contra-ataque perigoso a Gonçalo Guedes.
2 - A trivela de Rafa na assistência para o golo de Salvio, entra para os anais da joalharia do derby. Uma preciosidade, uma obra de arte, de um grande executante.
3 - A dois minutos do intervalo, a mão de Rui Patrício foi a mão de Deus: por milagre evitou que Raúl Jiménez elevasse para 2-0. Nos lances de um-contra-um, Patrício está no top-3 mundial dos guarda-redes, a par de Manuel Neuer e Hugo Lloris.
4 - É da tradição oral do futebol: quem não marca, sofre. E assim foi com Bas Dost que rematou ao poste aos 46 minutos; e Raúl Jiménez atirou a contar aos 47...
5 - Com uma vantagem de dois golos, Rui Vitória tomou precauções defensivas e aprofundou a aposta no contra-ataque. A chamada de Danilo povoou mais o meio-campo encarnado mas não evitou o forte assédio leonino. Pensava-se que a gazua dos leões ia ser Gelson, na direita; afinal, foi Joel Campbell, na esquerda.
6 - Ederson assinou uma noite de luxo. Está a transformar-se num guarda-redes de elite, fortíssimo entre os postes, eficaz pelos ares e fora de série a jogar com os pés, afinal aquilo que qualquer grande pretende do keeper. Aos 60 minutos negou a William Carvalho um golo cantado. Soberbo.
7 - Adrien bateu-se no tapete da Luz como um leão de raça. Foi dele o principal grito de inconformismo perante a desvantagem e aos 67 minutos teve uma atitude de grande capitão, ao puxar as orelhas a Alan Ruiz que estava a envolver-se em picardias com Rafa.
8 - Aos 84 minutos e a precisar desesperadamente de um golo, Jorge Jesus tirou o jogador que é a referência atacante da equipa para o jogo aéreo, Bas Dost, e fez entrar André, um avançado com características diametralmente opostas. Assim, o Sporting ficou amputado de um argumento que podia ser muitos útil nos minutos finais.
9 - Cinco portugueses no onze inicial do Benfica no derby de ontem. Novos tempos na Luz.

ÁS
Rui Vitória
Sai desde ciclo que comportou a decisão sobre a permanência na Champions e o jogo em que estava em causa a liderança do campeonato, com um sorriso nos lábios. Porém, deverá avaliar bem o desempenho da sua equipa, menos exuberante que noutros momentos. Do ponto de vista estratégico mereceu nota alta no derby.
(...)

Jardim, a França a seus pés (finalmente!)
«Estamos com uma boa dinâmica ofensiva, e é a eficácia dos nossos atacantes que faz a diferença»
Leonardo Jardim, treinador do Mónaco
Leonardo Jardim transformou o Mónaco numa máquina de marcar golos (já vão em 53 em 17 jogos, enquanto que Nice e PSG se ficam pelos 32), luta abertamente pelo título e finalmente quebrou a desconfiança com que era visto pelos gurus do futebol gaulês. É a afirmação plena de um grande treinador português, fadado, quem sabe, para voos ainda mais altos. Chapeau.

José Mourinho 'voltou'
Depois de ter revelado sinais nítidos de melhoria na qualidade do futebol, o Manchester United regressou às vitórias na Premier League, e logo contra o difícil Tottenham. Pelos vistos, as notícias apocalípticas sobre o ocaso de José Mourinho eram manifestamente exageradas. Mas, apesar de tudo, não deixa de ser verdade, por um lado, que os 'red devils' precisam de recompor a defesa; e por outro que estão já demasiado longe da liderança para poderem sonhar com o título. Provavelmente vão apostar nas Taças internas e na Liga Europa.

Atentado sangrento à porta do estádio
O atentado que vitimou, no passado sábado, em Istambul,38 pessoas, visou, claramente, as forças de segurança, e foi perpetrado nas imediações da Vodafone Arena, aproveitando a concentração policial decorrente do Besiktas-Bursaspor. O futebol não era o alvo, mas serviu de meio ao terror..."

José Manuel Delgado, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!