Últimas indefectivações

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Luta pelo 'poder'

"Jorge Jesus disse numa entrevista, que esta semana deu à SIC, que fora dos relvados se joga forte e feio por um poder tão grande que ajuda a determinar campeonatos: é o poder da comunicação. Parece que apenas recentemente os clubes descobriram que esse poder era importante, até mesmo fundamental. E, analisando esta temporada à luz do que nas entrelinhas também disse o treinador do Sporting, o Benfica talvez tenha vencido a Liga porque comunicou melhor, o Sporting perdeu-a porque comunicou mal e o FC Porto fez uma época desastrosa porque possivelmente ligou muito pouco a esse poder.
É claro que as estratégias de comunicação têm actualmente uma importância muito grande num clube profissional de grande dimensão, mas ainda não consta que ganhem títulos. O que o futebol português terá igualmente de perceber, de preferência em menos tempo do que levou para chegar aqui, é que nem tudo é boa comunicação. Travar guerras nas redes sociais, alimentar batalhas entre pessoas com responsabilidades nos emblemas e que gozam (ou gozavam) de prestígio, ou mexer os cordelinhos de marionetas sentadas em debates televisivos, muito pouco ou nada dignificantes, tem pouco de estratégia. É barulho, é má comunicação, é incendiar emoções e ao mesmo tempo dizer ao adepto: 'não compre este produto, que ele vale muito pouco e você nem imagina como é que ele é confeccionado!'. Por vezes é preciso utilizar estratégias agressivas, de acordo; mas há limites e durante esta época ultrapassaram-se vários.
A rivalidade fora de campo entre os três grandes do futebol nacional tolhe-lhes a lucidez e impede-os de comunicar bem, positivo. Impede-os de saberem estar e conviver com o sucesso e também nos momentos de insucesso. A comunicação dá-nos o poder de reinventarmos a nossa imagem. Usem-no bem."

Nélson Feiteirona, in A Bola

2 comentários:

  1. Sempre a cobardia, neste tipo de comentàrios . Se este jornalista se julga pertinente , porquê não indicar os que por causa de ..." uma rivalidade fora de campo , veem a lucidez toldada, impedindo-os de comunicar bem..???" Hà que identificà-los ,
    esses clubes que, toldados, comunicam mal.
    Portanto , percebendo bem , foi a mà comunicação de alguns que permitiu o TRI-Campeonato ganho pelo Benfica . Não fora isso e o campeão teria sido outro ...aquele que foi anunciado e foi o
    preferido da Comunicação Desportiva ,( a bola e o record...), desde o começo da época. Maldita Comunicação feita por amadores. Incrîvel e tipicamente Português , como ainda se inventam factos e mais factos e mais situações sô para denegrir a vitôria do Benfica . Tem havido um grande surto de "hemorroidas mentais" nalguns quadrantes do jornalismo escrito e televisual ,
    apôs este 35° Campeonato Nacional ter sido ganho pelo Benfica , graças à " filha da mãe" da sua melhor Comunicação... E Â SUA SORTE INSOLENTE !!!

    ResponderEliminar
  2. Naturalmente, aos mérdia nacionais, atulhados de dragartos e em falência técnica (jornais) interessa mais o diz que disse, as insinuações desonestas ou a reles manipulação do que o elogio ou, pelo menos, o tentar perceber o porquê da força e da grandeza de um Clube ímpar no desporto mundial.

    O Benfica paira como a águia, muito acima destes anões, todos em bicos de pés para parecer que são mais altos.
    FranciscoB

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!