Últimas indefectivações

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

O dia em que a pitoresca vila de Sintra foi toda do Benfica

"Vestiram as janelas dos comboios de 'encarnado' e esgotaram as queijadas em Sintra. Os benfiquistas estavam em festa!

A época 1942/43 correu bem ao Benfica. Em Maio conquistou o Campeonato Nacional e um mês depois arrecadava a Taça de Portugal, após uma vitória por 5-1 frente ao Vitória de Setúbal. Tamanho empenho merecia ser rematado com pompa e circunstância, por isso, num quente Domingo de Julho, foi organizada uma excursão a Sintra para homenagear os jogadores do Benfica. O plano de festas era variado e incluía um almoço no parque municipal, jogos de hóquei em patins e um desfile de um dezena de ciclistas da secção de cicloturismo do Clube. A festa prometia!
Na manhã de 19 de Julho, cerca de quatro mil pessoas saíram do Rossio em direcção à pitoresca vila. No interior dos comboios iam adeptos e simpatizantes dos 'encarnados' de sorriso no rosto e farnel no colo, e nas janelas as bandeiras que se agitavam ao sabor de vento não deixavam lugar para dúvidas: ali dentro ia o Benfica. Mas não era apenas no interior das locomotivas que se fazia a festa! Lá fora também se manifestava benfiquismo, como aquela senhora que, da janela de sua casa, agitava freneticamente um xaile vermelho, como que em resposta às bandeiras que vestiam o comboio.
Chegada a Sintra, a multidão inundou a vila, que se encheu de invulgar entusiasmo. Uns aproveitaram para esticar as pernas e passear, outros fizeram fila à porta das pastelarias locais para fincar o dente nas famosas queijadas que, num piscar de olhos, esgotaram. Mas eis que chegam os jogadores! As bandeiras agitam-se no ar, a banda dos bombeiros locais inicia o seu reportório e os aplausos parecem não por fim. Os campeões chegaram. Podia começar a festa!
A sessão solene foi feita no salão nobre dos Paços do Concelho e transmitida por altifalante instalados nas janelas do edifício, para que todos a pudessem acompanhar. Terminadas as boas-vindas, começou a procura do melhor lugar no parque municipal para o almoço que terminou em grande farra com brindes e discursos de agradecimento. Entre as vozes que se fizeram ouvir estava a de Cosme Damião, que incitou os jovens desportivas e fazerem 'sempre mais e melhor pelo prestígio do Benfica'.
os troféus destas conquistas estão expostos nas áreas 5. A 'Taça' e 6. Campeões, sempre do Museu do Benfica - Cosme Damião."

Marisa Furtado, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!