Últimas indefectivações

quarta-feira, 10 de junho de 2015

O que hoje é verdade amanhã é mentira

" «Gosto muito de trabalhar com o Inácio, o Virgílio e o Marco. Tenho muito orgulho do trabalho feito.»
Sporting TV, 12 de novembro de 2014

«Em momento algum o Marco Silva foi demitido, em momento algum isso lhe foi transmitido.»
Record, 27 de Março de 2015

«Eu e o Marco somos crescidos e está tudo ultrapassado.»
Record 27 de março de 2015

«O Marco é um treinador de talento que ainda vai dar muitas alegria aos sportinguistas.»
SIC, 1 de Abril de 2015

«Ao dia de hoje, o Sporting não sabe que dinheiro vai ter na próxima época e não estamos a preparar a próxima época com a rapidez que gostaríamos.»
Sporting TV, 12 de maio de 2015

«... Terminar o campeonato em terceiro lugar não ajuda, porque há menos dinheiro, menos empresas para entrar no futebol e não garante acesso direto à Liga dos Campeões.»
Sporting TV, 12 de maio de 2015

«É fácil dizer que o Sporting precisa de vários jogadores, mas o que precisava era de clarificar o orçamento.»
Sporting TV, 12 de maio de 2015

Caro leitor, eu não comprava um carro em segunda mão a Bruno de Carvalho. Provavelmente nem um carro novo lhe comprava. Incomoda-me o estilo e critico-lhe muitas das práticas. É isso que tenho feito nas páginas de Record. Também lhe reconheço mérito em várias acções. Sei que colocou as contas em dia, devolveu ao Sporting uma ambição perdida e contestou poderes instalados. Hoje anda tudo a fazer-lhe vénias pela contratação de Jorge Jesus. Com certeza que foi um acto arrojado. Mais arrojado até para Jesus, mesmo subsistindo enormes dúvidas sobre a operação financeira e a alteração que esta representa no paradigma de gestão. Mas, se Bruno fosse tão corajoso e determinado como apregoa e como gosta que o vejam, não deveria ele ter resolvido olhos nos olhos o assunto Marco Silva com ou sem Jesus? A bem, que é o recomendável, ou canhestramente a mal com o processo disciplinar que visa o despedimento com justa causa e que vai mesmo acabar com Marco Silva despedido a menos que se despeça primeiro.
Sucede que Bruno de Carvalho que agora mandou elencar 400 páginas numa nota de culpa contra o treinador maldito é o mesmo que Dezembro saiu de casa na véspera de Natal para dizer que tudo em paz e que não havia problema nenhum.
É o mesmo Bruno de Carvalho que uma ou duas semanas depois tirou o tapete onde tinha confortavelmente instalado José Eduardo, auto-intitulado guardião da 'cultura Sporting'.
Com Jorge Jesus o Sporting será melhor? Vamos ver que jogadores tem à disposição mas é provável. Não pela conversa serôdia do 'clube do coração'. Porque sim. Jesus é muito bom no que faz e sentiu-se ostracizado pelo Benfica. Mas ele que pense como o seu inimigo de estimação. Augusto Inácio, um vencedor como jogador, treinador e dirigente e que foi descartado de Alvalade.
Bruno de Carvalho se não tivesse o Ás de Ouros que é Jesus faria o quê? Manteria a paz podre? Se os sportinguistas consideram a pergunta disparatada ou um mero detalhe estão redondamente enganados. É uma questão de princípio.

As Contas de Vieira
Luís Filipe Vieira apareceu com um ar sereno no jantar com os deputados benfiquistas um dia depois da 'bomba'. Vieira é um dirigente experiente e um homem vivido e, se a sua cabeça estava a mil não o deixou transparecer. O presidente do Benfica apenas se pode queixar dele próprio. Tal como há dois anos, contra tudo e contra todos, impôs Jorge Jesus, desta vez também parecia claro na sua cabeça que era o tempo de mudar, porque, talvez com pena de Vieira o treinador não era sensível ao tema da formação, essencial para o reequilíbrio financeiro do Benfica. E, no entanto, nestes seis anos com Jesus, o clube foi uma placa giratória de jogadores e um verdadeiro entreposto de negócios. Essa responsabilidade foi afinal de quem? Ao todo o Benfica recrutou 74 jogadores, uma média entre 12 e 13 jogadores por época, sendo que alguns nem chegaram a ver a estátua de Eusébio. Ganhou muito dinheiro - quase 417 milhões de euros (algum com jóias da formação como Bernardo Silva ou João Cancelo) mas também gastou muito mais do que seria necessário: 215 milhões de euros. Foi Jesus sozinho que mandou vir mais de 70 jogadores? Ou terá ele tido um papel mais relevante na valorização da maioria dos activos entretanto vendidos?

Opção Rui Vitória
Rui Vitória é o mais que provável treinador do Benfica. Tem uma boa escola, uma boa identificação com o clube, onde já trabalhou, uma boa relação com o presidente, sensatez no discurso, capacidade de mobilização dos jogadores. Todos esses pontos estão a seu favor. Rui Vitória também colocou o Paços de Ferreira e Vitória de Guimarães a jogar bom futebol. Mas, o Benfica é outra realidade. Outra pressão, outra exigência. É sempre, será mais no próximo ano dadas as circunstâncias em que Rui Vitória entra e em que a Liga terá lugar, numa luta a três com FC Porto e Sporting. A minha dúvida é se este homem cordato terá nervos de aço e capacidade de afirmação (Jorge Jesus e Julen Lopetegui têm) para esse combate dos chefes? E, já agora, com que jogadores vai contar no plantel.

A opção Marco Silva
Marco Silva seria uma grande opção para o Benfica. Tem excelente trabalho feito no Estoril, bom trabalho no Sporting em circunstâncias difíceis, é reservado mas de personalidade forte e não deixaria de querer ajustar contas mesmo não fazendo disso o foco do seu trabalho. Teria uma grande capacidade de mobilização da nação benfiquista que sai maltratada deste processo porque, as coisas são o que são o Sporting disparou um tiro certeiro. No entanto este não é o tempo de Marco no Benfica e ele é demasiado jovem para ter pressa. O seu regresso a um grande - e o Sporting não deve ser excluído - é uma mera questão de tempo."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!