Últimas indefectivações

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Palma Cavalões

"Fechou o mercado de transferências. Isto é uma boa notícia para os adeptos do futebol e uma péssima notícia para os jornalistas desportivos. Os adeptos de futebol gostam de notícias e procuram-nos nos jornais desportivos. Os jornais desportivos gostam de especulações e detestam notícias. A notícia, normalmente traz associado um facto. As 'notícias' nos jornais desportivos baseiam-se em especulações encomendas de empresários/clubes, boatos infundados e uma incompetência militante em não conseguir destrinçar o ruído da mensagem. Ou seja, o adepto procura saciar a sede de notícias em água inquinada. Como resultado, surge uma progressiva, galopante e preocupante ausência de confiança no jornalismo desportivo, colocando-o num patamar idêntico ao da imprensa cor-de-rosa da coscuvilhice de cabeleireiro.
Só assim se explica que nenhum dos jornais (e foram todos!) desportivos nacionais tenha pedido desculpa por ter enganado repetidamente os leitores sempre que garantiram (e fizeram-no durante meses) a venda de Gaitán Enzo e, inclusivamente, Luisão. O Enzo foi diariamente 'vendido' ao Valência (cujo treinador teve repetidamente atitudes parolas de um pato-bravo do futebol ao serviço do novo-riquismo bacoco). Gaitán foi semanalmente 'vendido' ao Mónaco e Luisão foi garantido durante um mês inteiro na Juventus.
A realidade desmentiu os 'factos' inventados pelos três jornais desportivos diários nacionais.
Perante isto, conclui-se que os 'Palma Cavalões' do jornalismo actual continuam a ser feitos daquilo que Eça adjectivava como 'canalha', 'vil bolinha de matéria pútrida!...' e 'chouricinho de pus!'. Nada mudou nem mudará."

Pedro F. Ferreira, in O Benfica

1 comentário:

  1. patriarca disse:


    Excelente texto, que diz a verdade, com lizura de procedimentos, como alás se faz sempre no nosso Benfica, mas tem um "senão" é muito suave para quem nos quer tão mal.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!