Últimas indefectivações

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Em casa mandamos nós


"Com o Estádio da Luz como fortaleza, os benfiquistas destronaram qualquer dúvida em relação às suas qualidades

O fator casa é um fenómeno difícil de explicar no desporto. Os jogadores transcenderam-se perante os seus adeptos, vencendo jogos frente a equipas teoricamente mais fortes. Se, para os jogadores do conjunto da casa, o apoio das bancadas serve de tónico, para os seus adversários, o ambiente surte um efeito contrário, condicionando-os.
Na temporada 1960/61, o Benfica sucedeu ao Real Madrid como campeão europeu, sendo até então as únicas duas equipas a arrecadarem este troféu. Os encarnados realizaram uma campanha fantástica, dando a conhecer o futebol português e com os seus jogadores a serem idolatrados.
Ainda assim, havia quem esperasse o mínimo percalço para duvidar do feito alcançado. Em Fevereiro, o Benfica tinha garantido o apuramento para as meias-finais da Taça dos Clubes Campeões Europeus, com uma vitória retumbante frente ao Nuremberga por 6-0, na 2.ª mão dos quartos-de-final, no Estádio da Luz, corrigindo assim a derrota da 1.ª mão, por 3-1. Poucas semanas depois, em 14 de Março, os encarnados defrontaram a seleção de Itália, em Milão. Com uma exibição desinspirada, os benfiquistas perderam por 4-1. A imprensa transalpina foi célere a questionar a qualidade dos portugueses: 'Isto é que é o Benfica, campeão da Europa?'
Sete dias depois, os jornalistas italianos fizeram questão de se deslocarem a Lisboa para a reação dos encarnados ao Tottenham, para a 1.ª mão das meias-finais da competição, 'para ver se o Benfica é tão forte, que tenha merecido ganhar o título máximo europeu'.
Os adeptos lotaram as bancadas do Estádio da Luz, o ambiente no recinto era ensurdecedor, com um jornalista do Daily Express a afirmar: 'Aquela multidão de 70 000 mil pessoas é a mais terrível assistência que até hoje vi. Rosnava, rugia, gritava e assobiava'. Impulsionados pelo apoio dos seus adeptos, os benfiquistas protagonizaram uma exibição sublime, vencendo sem contestação os spurs por 3-1.
Desta forma, os benfiquistas mantiveram a invencibilidade no seu reduto, sendo o 8.º jogo disputado neste recinto para esta competição, tendo vencido 7 e empatando 1.
Saiba mais sobre o antigo Estádio da Luz na exposição Um por Todos e Todos pelo Estádio - Memórias do Estádio da Luz (1954-2003), no Museu Benfica - Cosme Damião."

António Pinto, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!