Últimas indefectivações

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Um dia pouco habitual


"Numa manhã que deveria ser de descontração, Eusébio teve de lidar com situações desagradáveis

Os grandes jogadores têm em comum o facto de serem altamente competitivos. Essa talvez seja a razão pela qual se tornaram tão bons. A ambição de ganhar constantemente leva a que sejam exigentes consigo próprios, trabalhando no limite das suas capacidades. Acreditam que as vitórias sejam a compensação da consistência do seu trabalho. As derrotas são difíceis de gerir e de esconder o seu efeito, fazendo com que se esforcem em dobro para os reverter ou impedir que voltem a acontecer.
Eusébio habitou-se desde cedo a distinguir-se dos companheiros e, como as equipas de que fazia parte estavam sempre mais próximas da vitória, estava habituada aos ciclos vitoriosos. A temporada 1972/73 elevou ainda mais a fasquia. Peça-chave da campanha perfeita do Benfica no Campeonato Nacional, ao sagrar-se campeão invicto, o avançado foi o melhor marcador de competição, apontando 40 golos em 28 jornadas.
No final dessa época, os encarnados rumaram a Espanha para disputar o Troféu Ibérico. O torneio era de boas memórias para o Clube, que tinha vencido a 3.ª edição, em 1969. Em 27 de Junho de 1973, os benfiquistas entraram em prova, defrontando o Málaga. O Pantera Negra destacou-se ao apontar 2 golos nos primeiros 11 minutos, liderando a equipa para a vitória por 7-1.
A exibição dos benfiquistas agradou até ao rígido Jimmy Hagan, que concedeu folga na manhã do dia 29 de Junho. As elevadas temperaturas que se sentiam em Badajoz, 'até a água da piscina do hotel era morna, e as sombras das árvores e dos chapéus coloridos eram mornas', levou a que os jogadores relaxamento junto da piscina.
Todos pareciam estar a aproveitar o momento, exceto Eusébio, irritado por falsas declarações de um jornalista  espanhol, que tinha avançado que o King desejava representar uma equipa desse país. Com jornalistas portugueses presentes no hotel, o avançado pediu: 'Você está a ver? Aquele tipo resolveu põr-me em Espanha. Diga lá em A Bola, se faz favor, que não tenho o mais pequeno interesse em vir para aqui.'
Para o animar, foi convidado a participar num concurso de natação, concorrendo com Malta da Silva. Adolfo e Homero Serpa. O fotógrafo Nuno Ferrari ficou encarregado de ser o juiz. Assim que deu início à prova, Adolfo ganhou enorme vantagem sobre os restantes e venceu. 'Adolfo é Mark Sptiz do Benfica. Tem um certo estilo e muita força. Com uma época de preparação era capaz de competir a sério, especialmente no estilo mariposa.'
Quem não gostou de perder foi Eusébio, juntando assim a frustração da derrota à irritação da imprensa espanhola. Mas no dia seguinte reverteu o ciclo, na final do Troféu Ibérico. Perante o Estrela Vermelha, o avançado teve uma prestação fantástica, sendo determinante na vitória por 5-2, ao apontar um hat-trick. Tudo voltou ao normal!
Saiba mais sobre o fenomenal jogador na área 24 - 'Pantera Negra' e Outras Lendas, do Museu Benfica - Cosme Damião."

António Pinto, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!