Últimas indefectivações

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Pela paz


"Lutar pela paz é o mais nobre papel que um exército pode ter. E o Exército Português tem-no! Mas não se pense que é passivo ou isento de risco o papel destes comandos. Pelo contrário, exige-lhes redobrada coragem, defender populações civis transformadas em alvo de predadores e bandidos armados numa terra sem lei como é hoje, infelizmente, a República Centro-Africana.
Ali, a realidade é tão terrível, que ultrapassa a ficção. Metade das crianças não tem acesso à saída, apenas um terço vai à escola, e quase 40% sofrem de malnutrição. Quem o diz é a UNICEF e o próprio governo que impotente perante a dimensão da catástrofe social, pode ajuda ao mundo, divulgando que continua, e até aumenta o recrutamento forçado de crianças como combatentes. São já mais de 10 mil meninos soldados feitos carne para canhão e meninas usadas como escravas sexuais.
Os mais fracos de entre os fracos, as crianças, estão na linha da frente aos abusos, mas, para ação das Nações Unidas, estão também na linha da frente da defesa dos direitos humanos e da proteção pelas forças de paz. É esse, entre outros de natureza estratégica militar, o papel social das tropas portuguesas em missão de paz. Por isso, interagem com amizade e carinho junto das comunidades que protegem, levam tudo o que podem para melhorar o acesso à educação e à prática desportiva das crianças centro-africanas. Por isso levam o melhor que lhes poderiam dar daqui deste lado do mundo: a solidariedade benfiquista e a beleza contagiante das nossas cores!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!