Últimas indefectivações

quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Mais uma corrida, mais uma viagem


"À semelhança de todos os anos, o mês de Agosto fica marcado pelas romarias e pelo reinício do principal campeonato de futebol. Começa a época, e, tal como nas festas populares, há públicos para todos os gostos. Há quem prefira carrinhos de choque, casas do terror, roulottes de farturas ou tranquilos passeios depois de jantar em busca do gelados e gomas para os mais novos. No futebol não é diferente. Temos os adeptos que só procuram o conflito e a crítica fácil, olhando apenas para um copo que pensam estar totalmente vazio quando, afinal, nem sabem que a água é transparente. Temos quem só começa a pensar em apoiar a equipa em abril e maio, temos os que assobiam da bancada no primeiro minuto da primeira jornada porque não se rematou à baliza desde o meio-campo, temos os que acreditam que vamos ganhar tudo em todas as modalidades e escalões (eu!), e temos também aqueles que apenas veem qualidades nas equipas e nos treinadores rivais - os outros é que a sabem toda. E quem pensa o contrário ou é ovo podre ou cúmplice de negociatas.
A multipolaridade do adepto benfiquista deveria ser um caso de estudo numa qualquer universidade. Tão depressa se imagina vencedor da Liga dos Campeões como vaticina um descalabro. E tudo isto, muitas vezes, no espaço de minutos (segundos, vá). Dizem ser esse um dos critérios da beleza do futebol, mas eu discordo. Isso é apenas falta de cultura desportiva e de respeito por quem veste a nossa camisola.
Apoiem do princípio ao fim e sem alimentar teorias da conspiração de que alguém, amigo de um vosso conhecido, ouviu falar ou leu numa qualquer rede social ou num grupo de WhatsApp que só partilha desejos secretos de quem nos quer ver no fundo do poço. Ouçam e vejam com rigor, como, por exemplo, a entrevista de João Neves a explicar a sua saída. Posto isto, deixem-se de filmes e de viagens ou maionese e nos carrosséis."

Ricardo Santos, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!