Últimas indefectivações

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Jogo adiado por um dia inesquecível


"Para a quinta-feira, 25 de Abril de 1974, o Benfica tinha programado um jogo de Andebol que não aconteceu

O Campeonato Nacional de Andebol corria bem no Benfica, que havia mais de dez épocas que não estava tão acima na tabela. A quatro jornadas do fim, estava agendado para 20 de Abril de 1974 o jogo com o Vitória de Setúbal. No entanto, a RTP, apostada na divulgação do ecletismo desportivo nacional, mostrou interesse na sua transmissão, levando ao adiamento para quinta-feira, 25 de Abril, às 20 horas, no Liceu D. Pedro V.
Acima do Benfica estava o Beleneneses, a um pé da sagração, bastando-lhe uma vitória para conquistar o seu primeiro Campeonato de andebol. Matematicamente, o Benfica podia ser campeão se vencesse todos os jogos e o Belenenses perdesse, no mínimo, dois e empatasse um.
Contudo, o dinâmica histórica falou mais cedo. Em 25 de Abril de 1974, o jogo do Benfica teve de ser adiado devido à revolução e às movimentações militares que decorriam na capital. Não seria nem a primeira nem a última vez que um evento desportivo era alterado devido ao curso da histórica: nos Jogos Olímpicos, a edição de 1940 fora cancelada, por causa da II Guerra Mundial, e  ade 2020 seria adiado, devido à pandemia.
Naquele dia de 1974, 'a Federação Portuguesa de Andebol decidiu suspender todas as provas'. Se o jogo tivesse decorrido, provavelmente não seria transmitido em direto pela 'decisão da aderência (sic) absoluta da RTP ao Movimento das Forças Armadas'. O Benfica, dirigido que Duarte Borges Coutinho, homem de visão liberal, colocou-se imediatamente do lado da Junta de Salvação Nacional, com a qual a Direção encarnada se reuniu no 1.º de Maio seguinte.
A competição retomou em 4 de Maio. O Belenenses sagrou-se campeão virtual dois dias depois, com uma vitória, e o jogo adiado do Benfica decorreu, finalmente, em 16 de Maio, no Pavilhão da Luz, empatado a 13 golos. Adjetivado como 'sensacional', o jogo não tinha influência na classificação final e teve pouca adesão ao público, 'uma escassa meia dúzia (...), a maior parte família dos jogadores benfiquistas', justificada, também, pela pouca publicidade que a partida teve, pois 'poucos sabiam quando e onde seria o jogo', em contraste com a que teve quando esteve marcada 'para o inesquecível dia 25 de Abril'.
Ainda assim, o Benfica classificou-se em 2.º lugar, a melhor posição desde a conquista de 1961/62. Na época que se seguiu, os andebolistas reconquistaram o título em 25 de Maio de 1975. Estes troféus podem ser admirados na área 3 - Orgulho Eclético, do Museu Benfica - Cosme Damião."

Pedro S. Amorim, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!