Últimas indefectivações

sábado, 21 de janeiro de 2023

Efab⚽lação (9)


"Saiam da frente do Guedes

O “medo é uma cena que a mim não me assiste” terá sido a primeira declaração viral da geração YouTube portuguesa, no início dos 52 segundos mais malucos antes da invenção do “Tik Tok”.
Aos gritos “anda Guedes, anda Guedes” e lançado sobre um “skate” numa rampa inclinada, o flash-herói Hélio Catarino driblou um automóvel que subia em sentido oposto e acabou a mergulhar num canavial num hino à irracionalidade humana, percursor de horas e horas de pequenos vídeos de parvoíces que milhões de “tiktokers” vão publicando diariamente para gáudio dos outros milhões que precisam de rir para seus males espantarem.
O mercado de inverno do futebol é o “story” de janeiro para adeptos ávidos de emoções positivas que disfarcem e sosseguem o nervoso miudinho desencadeado por maus resultados, pelas contas ao que falta jogar ou pelas notórias insuficiências dos plantéis.
Para os “youtubers” basta um telefone ordinário, acessível a qualquer um. Para os dirigentes do futebol, é necessário desafogo financeiro e capacidade negocial de que só um clube dispõe.
Jogadores sem velocidade nem capacidade de definição, como Aursnes ou João Mário, a actuar nas extremas do campo onde prevalecem o drible, o “sprint” explosivo e a espontaneidade de remate ou a colocação do cruzamento - eis uma insuficiência evidente que mais de 60 mil viram “in loco” no dérbi de domingo passado e que urgia remediar.
A contratação por empréstimo entre empresas gémeas do “Mendes Import-Export” é uma resposta digna de um “saiam da frente do Guedes, saiam da frente do Guedes”, a gritar pelo próprio Gonçalo quando, de skate calçado, se apresentar diante dos laterais direitos da Liga portuguesa, nas próximas semanas. Excelente sentido prático da gestão encarnada, apesar da rara felicidade em anteriores empréstimos sem vínculo nem futuro, como este, faltando conhecer a convicção de Roger Schmidt, o qual acumula decisões divergentes do senso comum benfiquista no que toca à avaliação e preferência de jogadores.
Gonçalo Guedes estava em situação crítica, afastado da seleção nacional e chumbado por um treinador que o conhece bem do futebol espanhol, mas acabou por ser contemplado com uma promoção extraordinária, que passa da ameaça de descida de divisão em Inglaterra para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Neste Guedes, a quem também não assiste o medo de driblar os carrinhos ameaçadores nas perigosas rampas da Liga portuguesa, o Benfica deposita uma declaração de confiança e de desafio para todo o balneário, à entrada da segunda metade da época: “não tenhas medo, se não vais partir-te todo”."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!