Últimas indefectivações

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

5 regras que podem vir a ser implementadas no futebol


"Quem nunca pensou em alterar as regras do futebol mundial? Se é verdade que o futebol é dos, ou até mesmo o desporto, que mais gera audiências e paixões move por todo o mundo, também é verdade que tem perdido força e atratividade nos últimos tempos, face a diversos episódios e acontecimentos que mancham a sua imagem, ano após ano.
Será, então, possível melhorar ainda mais a forma como olhamos para este jogo? Será possível torná-lo ainda mais atrativo para ainda mais pessoas? Ou estaremos a desvirtuar toda a sua beleza, ao alterar de forma tão profunda as leis de um jogo com longos anos de história?
De seguida, partimos para uma pequena lista de regras que poderiam ter impacto no futebol mundial. Nota para não estar oficialmente prevista a entrada em vigor destas regras e este ser, apenas, um artigo especulativo.

1. Viver sem foras-de-jogo
A mais controversa de todas as regras do futebol: o fora-de-jogo. Quantas vezes não vimos já linhas a medir ao milímetro se um jogador está ou não em posição de fora-de-jogo? Já todos vimos golos anulados por escassos centímetros e pensar que talvez, de outro ângulo, outro segundo antes, talvez até pudesse ser validado.
Se este continua, mesmo com VAR, a ser o ponto mais fraco do nosso futebol, porque não pensar numa reestruturação? Seria mais pacífica a nossa vida sem fora-de-jogo? Para mim, sim, mas diga-me caro leitor, concorda com esta análise ou haveriam outras formas de fazer melhorar ainda mais este desporto?

2. Mudança no marcador de penálti
E se, de repente, os jogadores que sofrem as faltas fossem obrigados a executar o livre ou penálti? Quantos menos golos teriam Lionel Messi ou Cristiano Ronaldo e quantos mais golos teriam outros? Esta seria uma das mais interessantes regras do futebol, uma vez que obrigava todos os jogadores a treinar estes momentos de jogo com mais frequência.
Muitas vezes ouvimos a expressão “batedor de livres”, “batedor de penáltis” ou “especialista”, a minha questão é: não são todos profissionais? O dever não é saberem bater todos com sucesso um pontapé da marca de grande penalidade? Pois, também me pareceu.

3. E parar o cronómetro?
Xavi, atual treinador do FC Barcelona, defendeu recentemente a ideia de que o futebol deveria começar a ser jogado com o cronómetro a parar enquanto a bola não está a rolar, privilegiando o tão badalado tempo de útil de jogo. A ideia seria a diminuição de anti-jogo e das paragens prolongadas e propositadas para que não se jogue tanto tempo.
Com esta regra, teria de vir também agarrada uma outra: a diminuição do tempo regulamentar. Talvez 60 minutos fosse mais adequado, mas sei que a mentalidade dos jogadores mudaria, com toda a certeza. Se o relógio não anda, mesmo que eu esteja a ganhar, porquê ficar no chão?

4. Reduzir o número de titulares
Não me consigo lembrar bem quando, mas ouvi alguém dizer que, quando o futebol é jogado de “10 para 10”, fica mais aprazível e atrativo. E eu tendo a concordar, com base em todos aqueles jogos que já vi nestes parâmetros.
Quando se joga de “10 para 10”, existe mais espaço e o jogo parece, de facto, mais fluído e encaixado. Não sei até que ponto esta alteração poderá fazer sentido na cabeça de quem ‘manda’, mas pessoalmente, considero uma das mais interessantes formas de ver este desporto. Queremos que haja espaço, para soltar os criativos, os ‘camisas 10’ e mágicos desta vida. Já tinham pensado nisso?

5. Substituições ilimitadas
Com a chegada da Covid-19, o futebol também sofreu as suas alterações. Depois de um período de confinamento e todas as competições terem parado, as substituições passaram a ser alargadas a cinco, em detrimento das anteriores e habituais três. Será esta uma regra capaz de se manter no futuro, ou será apenas uma situação circunstancial?
Para mim, enquanto espectador, o futebol ganharia em aproximar-se da realidade do futsal. Neste caso, as substituições ilimitadas poderiam ser uma dessas realidades. Não me parece fazer sentido que este seja um dos poucos desportos no qual haja a impossibilidade de todos os jogadores convocados entrarem em campo.
Tanto no futsal, andebol, basquetebol, etc, há a possibilidade de cada jogador entrar em campo, sem exclusão da quantidade de vezes que se mexeu. Porque não adotar também esta prática no futebol? Estaríamos a cravar fossos ainda maiores entre ‘grandes’ e ‘pequenos’, ou pelo contrário a ter a hipótese de ver ainda mais jogadores em ação?"

4 comentários:

  1. Uma ou outra ideia interessante, outra(s) nem tanto.

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. A FIFA tinha a ideia certa há uns anos: em caso de dúvida beneficiar o atacante.
      Se o VAR demora mais de 5 segundos e anda a escolher frames para ter a "certeza", é porque é um caso de dúvida e devia validar o golo.

      Eliminar
  3. Em quási tudo, concordo com a proposta apresentada pela Bola na Rede

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!