"Um 11 de ex-formados que deixa qualquer um com água na boca
Possuindo um centro de formação de excelência, o Sport Lisboa e Benfica já formou uma série de jogadores que estão a dar cartas no futebol mundial.
No entanto, existem também outros jogadores formados no Seixal que, sem terem tido grande visibilidade de águia ao peito, também estão a dar um bom rumo às suas carreiras, em diferentes países e em diversos escalões.
Como tal, irei aqui fazer um onze de jogadores formados no SL Benfica, já sem contrato com os encarnados, mas que se têm destacado nos respetivos clubes.
Guarda-Redes
André Ferreira (FC Paços de Ferreira) – Este guarda-redes chegou ao SL Benfica em 2013, tendo sido campeão nacional de juvenis em 12/13 e vice-campeão europeu de juniores na época seguinte.
Foi titular da equipa B em 16/17, sendo nessa época um dos melhores guarda-redes da Segunda Liga. Seria então emprestado ao Leixões SC e ao CD Aves, desvinculando-se dos encarnados em 2019.
Jogaria nas últimas duas temporadas no CD Santa Clara, onde nunca saiu da sombra de Marco Pereira. Nesta temporada rumou à Capital do Móvel, onde tem aproveitado a lesão de Jordi para mostrar as suas qualidades.
Defesa-Direito
Diogo Calila (B-SAD) – Este lateral-direito fez o seu percurso formativo no SL Benfica, tendo-se desvinculado dos encarnados em 2017 na transição para o futebol sénior.
Depois de um ano na equipa B do Paços de Ferreira, o lateral-direito viria a rumar à B-SAD, onde começaria na equipa de sub-23, mas estrear-se-ia na equipa principal ainda na primeira época.
Realizou 23 jogos pela equipa principal na época passada e nesta época já contabiliza seis jogos.
Defesa-Central
Alexandre Peneta (FC Famalicão) – O central de 20 anos foi capitão em todos os escalões de formação até aos juniores, tendo sido campeão nacional de iniciados em 15/16 e de juvenis em 17/18.
Rumou ao FC Famalicão na temporada passada e depois de ter brilhado na Liga Revelação, tem sido aposta regular na equipa principal nesta temporada, tendo dois golos marcados em 11 jogos e tendo inclusive já realizado alguns jogos como capitão.
Defesa-Central
João Nunes (Academia Puskas) – João Nunes fez todo o seu percurso formativo no SL Benfica, tendo sido capitão da equipa que chegou à final da Youth League em 13/14.
Seria também capitão da equipa B, onde, depois de duas temporadas, se desvinculou dos encarnados para prosseguir a sua carreira no estrangeiro. Depois de passagens pela Grécia e pela Hungria, o central de 25 anos rumou à Hungria para representar a Academia Puskas, onde tem sido titular.
Defesa-Esquerdo
Ricardo Mangas (Bordeaux) – Este lateral-esquerdo desvinculou-se do SL Benfica em 2017, tendo assinado pelo CD Aves.
Depois de um ano empestado ao SC Mirandela, Ricardo Mangas seria o capitão da equipa que conquistou a primeira edição da Liga Revelação, sendo na época seguinte promovido à equipa principal pela mão de Nuno Manta Santos.
Em 2020 rumaria ao Boavista FC, onde jogou com regularidade, dando o salto este ano para a Liga francesa, onde tem sido opção regular para Vladimir Petkovic.
Médio-Centro
Diogo Mendes (CS Marítimo) – Este jogador nascido em 1998 jogou 12 anos no SL Benfica, tendo sido vice-campeão nacional de juniores em 16/17.
Depois de alguns anos na equipa B, Diogo Mendes desvinculou-se dos encanados no último verão, dando o salto para o clube insular.
Apesar do clube madeirense estar em zona de despromoção, o médio algarvio tem sido dos jogadores mais regulares da equipa orientada por Julio Velázquez, tendo já onze jogos disputados.
Médio-Centro
Gonçalo Rodrigues (Rio Ave FC) – Este jogador foi em tempos uma figura de relevo na formação do SL Benfica e nas seleções jovens. No entanto, duas lesões graves consecutivas vieram a estagnar a sua evolução.
Depois de se ter desvinculado dos encarnados em 2019, o médio rumou a Famalicão onde mostrou boas indicações, mas acabaria por encontrar a sua casa em Vila do Conde, permanecendo no clube após a descida à Segunda Liga, e onde tem sido uma das pedras basilares da equipa orientada por Luís Freire.
Médio-Centro
Bruno Lourenço (Estoril Praia SAD) – O médio saiu do SL Benfica em 2017 para o CD Aves, tendo sido campeão de sub-23 e dado o salto para a equipa principal em 19/20.
Após a despromoção do clube avense, Bruno daria um passo atrás na carreira para rumar ao muito interessante projeto do Estoril Praia SAD, sendo uma peça importante na equipa orientada por Bruno Pinheiro, levando cinco golos em 41 jogos pelos canarinhos.
Médio-Ofensivo
Zidane Banjaqui (Casa Pia AC) – Tal como Ricardo Mangas e Bruno Lourenço, Zidane rumaria ao CD Aves em 2017, sendo emprestado, campeão da equipa de sub-23 e lançado por Nuno Manta Santos na equipa principal em 17/18.
Depois da descida de divisão, Zidane teria uma curta passagem pela B-SAD, tendo em janeiro rumado ao Casa Pia, onde tem sido um jogador influente na equipa orientada por Filipe Martins.
Médio-Ofensivo
Diogo Pinto (Estrela da Amadora) – Este médio ofensivo foi campeão nacional de juniores em 17/18, tendo brilhado na época seguinte na Liga Revelação e dado o salto para a equipa B.
Em janeiro de 2020 rumaria a Itália, onde não teria muitas oportunidades, regressando a Portugal um ano depois. Depois do empréstimo ao UD Vilafranquense, Diogo Pinto tem brilhado ao serviço do renovado Estrela da Amadora, levando já oito golos marcados em 15 jogos, tendo num dos jogos feito um hattrick em 12 minutos.
Ponta-de-lança
Ricardo Matos (SC Olhanense) – Avançado que faria toda a formação no SL Benfica, Ricardo Matos rumaria aos italianos do Ascoli em 2019, na sua transição ao futebol sénior.
Depois de dois anos em terras transalpinas, o avançado regressaria a Portugal para ingressar no SC Olhanense no Campeonato de Portugal, onde se tem destacado com cinco golos em oito jogos."
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!