Últimas indefectivações

terça-feira, 13 de outubro de 2020

Pela estrada enlamenada


"O Grupo Sport Benfica foi o vencedor da primeira Corrida da Marathona Portugueza

Augusto Jorge, António Fernandes e Carlos Marques aguardavam o sinal de partida, na manhã de 20 de Outubro de 1907, ostentando no peito o símbolo do Grupo Sport Benfica. Como Augusto Jorge recordaria, 46 anos depois: 'O meu treino habitual consistia apenas em ir a pé para o meu emprego e, além disso, umas voltinhas ao Campo Grande com o fato vulgar. Não havia fatos de treino, meu amigo (...). E, nas provas, corríamos equipados, mas sapatos velhos, de tacões, de tipo vulgar'.
Ao seu lado, estavam os seus adversários, do Cruz Negra e do Carcavellos Club, na primeira prova de resistência realizada em Portugal, organizada pela revista Tiro e Sport. Foi designada por Corrida da Marathona Portugueza, mas tinha apenas 17 quilómetros, num percurso entre a Cruz Quebrada e Cascais, 'por os nossos corredores não se acharem ainda em condições de tomar parte n'uma prova tão árdua e violenta como é a Marathona regulamentar de 42 kilometros'. O júri era composto pelos conhecidos sportsmen Guilherme Pinto Bastos e Carlos Villar, entre outros. Os fiscais do percurso seriam ciclistas sócios da União Velocipédica Portugueza.
Às 9:40 foi dado o sinal de partida. As estradas estavam em muito mau estado, por causa do aguaceiro que caíra, naquela manhã, mas os atletas 'seguiram sempre ávante, sendo muito victoriados nas differentes povoações'. O primeiro a cortar a meta foi Carlos Marques, completando o percurso em 1 hora e 10 minutos, com quase 1 Km de avanço sobre os outros competidores, excedendo todas as expectativas. Este foi seguido pelo seu companheiro de equipa, António Fernandes. A fechar o pódio, foi A. S. Cooper, do Carcavellos Club.
Augusto Jorge classificou-se em 5.º lugar, depois de ter sido acometido por violentas cólicas por altura de Carcavellos. Este chegou a ir em 8.º lugar, conseguindo recuperar três posições, em luta com os ingleses do Carcavellos Club. Os atletas de Benfica causaram admiração por se apresentarem muito bem treinados, chegando à meta sem fadiga, tendo sido vista, também, como uma 'victoria do grupo portuguez', provando que os atletas nacionais 'podem hombrear sem desdouro com os melhores estrangeiros'.
O Grupo Sport Benfica venceu colectivamente, com o dobro dos pontos do segundo classificado, o Carcavellos Club. Os vencedores foram recebidos pela multidão com uma brilhante apoteose e o 'próprio rei D. Carlos aguardava (...) os briosos rapazes', e 'felicitando-os vivamente'. Depois dos concorrentes terem tornado banho e se preparado foi-lhes servido 'um profuso almoço, que decorreu com grande animação, sendo muito brindados os vencedores'.
Saiba mais sobre este dia inesquecível para todos os participantes e estreia auspiciosa para as provas de resistência em Portugal na área 14 - Lisboa e Benfica no Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!