Últimas indefectivações

terça-feira, 8 de setembro de 2020

Uma contratação não planeada


"Eram desejados Carlos Lopes e Fernando Mamede, mas naquele verão foi António Leitão quem chegou ao Benfica

Em 1980/81, o Benfica sentiu a necessidade de reforçar a equipa de atletismo. Durante a pré-época surgiram vários rumores sobre a possível contratação de dois dos maiores nomes do atletismo português da altura: Carlos Lopes e Fernando Mamede, ambos ligados ao Sporting. Porém, nenhum dessas contratações se realizou. Na verdade, o Benfica procurava, também, um técnico capaz de potenciar as qualidades dos seus atletas e deu prioridade à contratação do professor Jorge Ramiro, que treinava António Leitão no SC Espinho. A dupla transferência de treinador e pupilo não foi planeada, mas era algo comum na altura pois o 'atletismo como modalidade «sui generis» dentro do nosso panorama desportivo, faz criar grandes laços de amizade entre técnicos e atletas'.
Em Janeiro de 1982, a equipa de corta-mato do Benfica deslocou-se a Bergamo, na Itália, para competir pela segunda vez na Taça dos Clubes Campeões Europeus. Competindo com o Sporting, o campeão em título, e outras 17 equipas europeias, o Benfica embora ciente das dificuldades, confiava numa boa prestação. A equipa composta por António Leitão, Delfim Moreira, José Abreu, Fernando Couto e Cidálio Caetano alcançou um excelente 3.º lugar. António Leitão, o melhor benfiquista, provou com o 5.º lugar individual o seu momento de forma e 'deu indicação clara de que, prudentemente, olhou mais à equipa do que a si próprio'. Os bons resultados continuaram, em Agosto, no Campeonato Nacional de Pista: 'A primeira ronda da competição terminaria com a prova mais empolgante de quantas se disputaram no Estádio Nacional, os 5000 metros'. O domínio sportinguista nesta prova terminou 'quando António Leitão, a cerca de 300 metros da chegada, arrancou imparavelmente para o triunfo' e o Benfica sagrou-se campeão nacional.
A ligação de António Leitão ao Clube prolongou-se durante dez épocas consecutivas, tendo o atleta vencido vários títulos regionais e nacionais, individuais e colectivos, batido recordes nacionais em provas de meio-fundo e vencido o bronze olímpico em 1984.
Pode saber mais sobre António Leitão na área 2 - Joais do Ecletismo no Museu Benfica - Cosme Damião."

Carina Santos, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!