Últimas indefectivações

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Semanada...


"1. Os erros não são novos. O Benfica está fora da Champions League depois de perder o jogo contra o PAOK. Revi o jogo com mais atenção, acho que até fizemos uma primeira parte boa. Não estamos tão dependentes dos cruzamentos como o ano passado - o que é um alívio. Mas também não estamos assim tão diferentes. Tivemos boas combinações que normalmente pararam em Seferovic ou na organização defensiva do PAOK, que nunca conseguimos demonstrar. O suíço é muito lutador e por isso é que a primeira aposta do novo treinador pelo terceiro ano consecutivo, mas para combinar com Everton, Pizzi e Pedrinho, não estou convencido que seja a melhor opção. Acabámos por perder o jogo por causa de dois contra-ataques. O defesa esquerdo do PAOK entrou pelo nosso meio campo a dentro e uma vez que passou a linha de médios e encontrou a linha defensiva desorganizada foi tudo muito fácil para ele. Já no ano passado tínhamos imensos problemas na transição defensiva. Estes erros não são novos. Fica a ideia de que JJ não viu os jogos do Benfica.
2. O que mudar? O nosso meio campo e os nossos laterais são um grupo de bons rapazes. Têm que ter mais atitude. Acho que Gilberto tem que ser titular, pela combatividade que pode trazer à equipa e que André Almeida não tem demonstrado desde há um ano. Acho que um meio campo com Florentino e Weigl perde algum poder de fogo no ataque, mas daria as coberturas necessárias à equipa para não estar constantemente a sofrer golos de contra-ataque. Florentino não é um jogador que faça muitas faltas, mas recupera muitas bolas. E num ataque com todas as opções que JJ tem, a ausência de Taarabt é possível de contornar. O que não é possível contornar é sofrer tantos golos em contra-ataque.
3. Quem vender? É a pergunta que temos que fazer agora. O Benfica vai estar vendedor nos próximos dias porque se não terá um problema de liquidez algures a meio da temporada. Estamos a falar de um problema que pode mesmo chegar até a não ter capacidade de pagar salários, como eu demonstrei na quarta-feira. Na minha opinião, e visto que também poderemos ter um problema com o Fair-Play Financeiro também, o Benfica deveria tentar vender jogadores cujo o valor contabilístico já esteja muito amortizado - de maneira que as mais-valias fossem maiores - e jogadores que tivéssemos já soluções no plantel para tapar as suas saídas. Esses jogadores, na minha opinião, são Chiquinho, Cervi, Rafa ou Pizzi, e Gabriel. Todos têm mercado. A venda de quatro deles poderia resultar num encaixe de 50-60 milhões. E neste momento temos mais do que soluções no plantel para que eles saiam. No caso dos avançados ficaríamos com Everton, Pedrinho, Jota, Diogo Gonçalves, Waldschmidt, Gonçalo Ramos, Pizzi ou Rafa (aquele que não vendêssemos) e poderíamos sempre incorporar algum dos miúdos da equipa B como o Úmaro Embaló ou o Tiago Dantas. No caso de Gabriel, vai ser o quarto médio de uma equipa onde só jogam dois de cada vez. Não faz sentido, na minha opinião, vender Rúben Dias visto que não temos uma alternativa credível. Nem faz sentido vender Carlos Vinícius, porque é um jogador que tem um book-value muito alto (14 milhões) e como tal as mais-valias que uma venda poderia dar não seriam muito significativas para aquilo que teríamos que gastar para arranjar um avançado de qualidade. Relembro que para o resultado líquido, um dos parâmetros que a UEFA olha no Fair-Play Financeiro, apenas contam as mais-valias e não o valor total da venda.
4. Políticos na Comissão de Honra de Luís Filipe Vieira. Para ser sincero eu nem entendo bem a necessidade de uma Comissão de Honra. Entendo que candidatos desconhecidos precisem de uma espécie de Comissão de Honra que lhes dê credibilidade e visibilidade. Não percebo o que é que uma Comissão de Honra acrescenta a Luís Filipe Vieira. Acho que ninguém iria votar em Luís Filipe Vieira porque António Costa (ou outro qualquer) o apoiava. Acho também que é essencial que exista um distanciamento entre o mundo político e o mundo do futebol. Não é uma questão de ser o PS ou o PSD ou outro partido qualquer. Havia políticos de todas as facções na Comissão de Honra de Luís Filipe Vieira. Ainda bem que saíram. E só espero que tenham aprendido a lição. Isto já tinha acontecido na Comissão de Honra de Pinto da Costa e já na altura tinha dado confusão. Esta é, para mim, a pior parte disto tudo. Eles já sabiam que ia dar confusão e tudo isto foi em vão. A Comissão de Honra não dá votos.
5. A Liga NOS é a segunda Liga Europeia com mais faltas por jogo. Todas as semanas duas equipas entram em campo para serem assaltadas à mão armada por três homens vestidos normalmente de preto. É essencialmente isto. Os árbitros portugueses são os segundos árbitros da Europa que mais faltas apitam por jogo. Piores que os portugueses só os sérvios. No top10 de quem apita MAIS faltas estão também as Ligas da Bulgária, Roménia, Grécia, Polónia e República Checa - só Ligas de Topo, como podem ver. No Top10 de quem apita MENOS faltas estão Ligas como a Premier League, Bundesliga, Liga Holandesa, Sueca, Dinamarquesa e Norueguesa. Portugal tem excelentes jogadores. Provavelmente mais perto da Liga Francesa (tirando o PSG) do que muitos pensam. Tem excelentes treinadores. Tem excelentes projectos e por consequência excelentes dirigentes - mais em clubes do meio da tabela do que nos três grandes, na minha opinião. Mas não tem excelentes árbitros. Os árbitros estragam o futebol português. Não vamos crescer como Liga enquanto se apitarem tantas faltas, porque estão constantemente a parar o jogo e só estragam o espetáculo. É um assalto à mão armada.
6. Atenção ao Silvestre Ferreira. Silvestre Ferreira é um ala da equipa de Futsal que regressou este ano ao Benfica depois de um empréstimo ao Elétrico. Talvez seja muito prematuro dizer, mas gostei mesmo muito do que vi num dos jogos desta pré-época, onde marcou três golos. Acho que pode ser mais uma boa surpresa da equipa de Futsal. Pode ser um jogador para ficar no clube durante muito tempo e quiçá ser capitão. Estejam atentos. Também gostei de Fits. Parece mais o Fits antes de vir para o Benfica. A tomar mais iniciativa e a demonstrar o seu talento técnico. E gostei do Jacaré, um pivot clássico. A equipa de Futsal promete.
7. Basquetebol em suspenso. Já o Basquetebol parece ter tido alguns casos positivos de covid-19 e ficou suspenso. O Campeonato só começa daqui por um mês, mas esta paragem não deve ajudar.
8. Fim-de-semana importante no Voleibol. Este fim-de-semana, o Voleibol Feminino joga contra o SC Espinho a eventual subida para a Primeira Divisão. Já o Voleibol Masculino poderá ganhar a Supertaça, o primeiro título da temporada."

2 comentários:

  1. Importa não sermos anjolas. A (até reduzida) confusão com as listas eleitorais do Porto tinha uma razão de ser: vários políticos que estão no ativo eram candidatos a um órgão do clube, o Conselho Superior! Aliás, apesar deste facto ser reprovável, nada do que se passou então se pode comparar às toneladas de folhas gastas e de teclados martelados para zurzir a Comissão de Honra do Vieira! Convém não colocar tudo na mesma gaveta, pois comparamos o que não pode ser, sequer, colocado lado a lado. Uma Comissão de Honra dissolve-se no momento imediato à consumação das eleições e não tem qualquer papel para além do honorífico (do qual podemos discordar, obviamente), enquanto o Rui Moreira - só o presidente de uma das mais importantes câmaras do país... - e outros políticos pertencem ao tal Conselho... As diferenças devem ser fortemente sublinhadas, para evitar equívocos. E, já agora, que ninguém duvide: a qualquer clube dá mais jeito um presidente de câmara convergente do que um primeiro-ministro numa Comissão de Honra, condenada ao esquecimento. Mas também questiono: que convulsões se dariam se Medina fosse candidato a qualquer coisa no Benfica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem explicado.

      Por aqui se vê as diferenças de tratamento.

      É tanta a "imparcialidade" que só há mesmo parcialidade e sempre a favor da camorra, digo fcp.

      Eliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!