Últimas indefectivações

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

O que podemos aprender com os atletas olímpicos

"Estamos acostumados a vê-los competir, a ganhar provas, conquistar medalhas e a subir aos pódios. Mas também a errar, falhar e perder.
São milhões os apaixonados por desporto pelo mundo fora, que acompanham regularmente as suas modalidades e atletas favoritos. E normalmente, todas as análises são efectuadas com base na prestação dos atletas, pelos seus resultados desportivos, elogiando as vitórias e criticando, por vezes em demasia, quando não ganham. No entanto, todo o processo de preparação anterior à competição é ignorado. E é esse trabalho efectuado na sombra que lhes permite competir com os melhores do mundo e serem, eles próprios, dos melhores do mundo no que fazem.
Os atletas são seres humanos como nós, de carne e osso. Então, o que os torna tão especiais? E que lições podemos aprender com eles para nos tornarmos melhores, tanto a nível pessoal como profissional?
Nos últimos anos tenho tido o privilégio de privar de perto com muitos atletas e de verificar que estes desenvolvem, fruto da exigência diária da sua actividade, um conjunto de competências e comportamentos que podemos todos aplicar no nosso dia-a-dia. Neste sentido, selecciono apenas algumas destas características:
A definição de objectivos: É comum ouvirmos falar da importância da definição de objectivos a curto, médio e longo prazo. Objectivos que devem ser ambiciosos mas atingíveis e mensuráveis. Mas quantos de nós realmente o fazemos? Esta é a realidade diária dos atletas, que definem objectivos para a sua carreira, por norma em ciclos de 4 anos, e todo o seu trabalho é efectuado em prol destes objectivos. Com isto, estão constantemente em avaliação, fazendo ajustes para que o principal objectivo possa ser atingido. E acredito que resida aqui parte do seu sucesso;
O foco: São extremamente focados no trabalho a desenvolver para a obtenção dos seus objectivos e cada dia é organizado para que estes possam ser atingidos. Focam-se no essencial e no que conseguem controlar para obter resultados, ignorando factores de distracção;
O insucesso: Todos temos dias maus, alturas em que, por muito que tentemos, as coisas não saem. E com os atletas não é diferente. No entanto, é a capacidade de se levantarem após as quedas que os distingue dos demais. Muitos perdem mais vezes do que as que ganham. E de cada má prestação, retiram aprendizagens para o futuro.
O trabalho: Por muito talentosos que possam ser numa fase mais inicial da sua carreira, só o trabalho árduo lhes permite chegar ao topo mundial. Uma frase motivacional muito em voga refere que o único sítio onde sucesso aparece antes de trabalho é no dicionário. Os atletas sabem bem da veracidade dessa afirmação e…
…dão sempre o máximo: em cada treino e em cada competição entregam-se a 100%. Só assim é possível atingir os resultados ambicionados.
Valorizam o descanso: aspecto tanta vez descurado no dia-a-dia, apesar de fundamental. Os atletas, pelas exigências físicas da sua rotina, sabem bem da importância vital que tem o descanso para a sua performance e implementam adequadas rotinas de sono;
A paixão: pelo que fazem. No recente Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas, Nelson Évora referiu que esta é a parte fundamental da carreira de um atleta – e que considero ser aspecto fulcral na vida de cada um. É importante encontrar algo pelo qual somos apaixonadas e dedicarmo-nos a 100% a isso.
Os atletas são referências na sociedade e podem ser uma grande fonte de motivação e inspiração, assim queiramos conhecer todo o processo, não apenas o resultado final. São pessoas normais que pela grande exigência a que estão sujeitos, maximizam o seu comportamento.
Seguindo os seus exemplos, acredito que todos podemos ser melhores no que fazemos, podendo até almejar pertencer à elite mundial naquilo que fazemos."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!