Últimas indefectivações

domingo, 7 de julho de 2019

Oportunidades e estética

"Estamos na sociedade com mais sentados por quilómetro quadrado

Sentadinho
1. Para muitos pensadores, estar sentado é uma forma de nos colocarmos em posição frágil, de quem apenas recebe, aceita. É a posição de aluno ou do paciente do hospital: sente-se, por favor. Navegamos na internet e na cabeça (alguns), mas estamos na sociedade dos sentados. A Sociedade com mais sentados por quilómetro quadrado.

Oportunidade
2. Como já falámos em crónicas anteriores, a etimologia é um trabalho de escavação. Em vez de se escavar o solo escava-se uma palavra. É bom perceber o que está debaixo dela.
A palavra oportunidade, por exemplo, segundo diversas fontes, bem da combinação «do prefixo op, em direcção a, e portus, 'porto do mar'».
Diz-se que, na origem, «a palavra era usada apenas para representar os ventos mediterrâneos» que ajudavam «os barcos à vela a chegarem ou a partirem de um determinado porto». Havia «ventos oportunos»: os que nos faziam aproximar do porto certo; e os ventos inoportunos: aqueles que nos afastavam do porto e que queríamos chegar.
Uma oportunidade é, pois, um vento favorável. Algo que, no limite, não depende do humano, depende de algo a que se pode dar o nome da natureza, destino ou acaso.
Uma oportunidade é um vento veloz e rato que se tem de aproveitar. E como? Colocando as velas com a orientação certa e exercendo toda a força necessária para aproveitar essa oportunidade.
Assim, as oportunidades não seriam criações humanas, mas sim elementos não dominados: o vento ou a referida sorte. Uma oportunidade na vida ou num jogo seria isto mesmo: algo que na verdade não criámos, mas que temos de aproveitar.

Como descer? Como subir?
3. O interessante nas pesquisas do google é que estas mostram os saltos que a curiosidade humana dá. Vejamos dois exemplos.
Algumas consultas muito comuns no google, por ordem decrescente de frequência. Descidas.
Como descer a febre
Como descer o colesterol
Como descer escadas com cadeiras de rodas
Como descer a glicose
Como descer a tensão arterial
Como descer escadas de muletas
Algumas consultas muito comuns no google, por ordem decrescente de frequência. Subidas.
Como subir a média do secundário
Como subir a plaquetas
Como subir a pressão arterial
Como subir ao castelo de São Jorge
Como subir a auto-estima
Como subir a tensão
Como subir a Serra da Estrela.
Tentar perceber o que é o ser humano a partir daquilo que ele quer saber.

Estética e estatística
4. Se transformas a estética em estatística perdes a beleza. Se transformas a estatística em estética pode ser que apareça algo de interessante.
Podemos imaginar, disse-me um amigo, cuidados estéticos da estatística. Por exemplo, contratar um extraordinário desenhador para desenhar, isso mesmo, números.
É imaginar, por exemplo, Miguel Ângelo ou Leonardo da Vinvi contratados por um príncipe para pintar, mão um quadro, mas o número 34 na porta do palácio.
Transformar a estatística em estética, uma possibilidade.

Instruções a seguir de forma meticulosa
5. Falemos de outro assunto e olhemos para o mundo. Ramon Gómez de la Serna, escritor espanhol, um provocador, homem do teatro e de tiradas rápidas e decisivas. Morreu em 1963 em Buenos Aires. No youtube encontram alguns vídeos bem insólitos deste escritor-performer.
Eis, pois, uma sugestão, uma sequência de procedimentos meticulosos de Ramon Gómez de la Serna nos deixou e que, infelizmente e violentamente, é bem actual:
«Os que matam uma mulher e depois se suicidam deviam variar o sistema: suicidar-se antes e matá-la depois»."

Gonçalo M. Tavares, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!