Últimas indefectivações

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Profetas e Adivinhos

"Vamos lá debruçar-nos sobre este jogo que tanto tem dado que falar.
Não me vou debruçar muito que dói-me as costas.
Mas ainda assim.
Vamos falar dos Adivinhos e Profetas do Futebol.
Então isso é que foi ganhar dinheiro ontem, hãn!
A quantidade de gente que hoje acordou milionária em Portugal.
Tudo a meter no Placard que o Liverpool ia a dar a volta ao resultado.
Acaba por ser normal.
É que eu desconhecia, mas Portugal tem muitos adeptos do Liverpool.
Desde Cabeça Gorda a Pevidém.
Passando pela Casa do Liverpool de Figueiró dos Vinhos.
Todos torciam pelos reds.
É ver malta, que não sabe uma palavra de inglês, partilhar o You’ll Never Walk Alone.
Tudo a prever que o Barcelona, com a sua melhor equipa, ia ser eliminado pela equipa “secundária” do Liverpool.
Sem Salah e Firmino, que eram, para mim, os jogadores mais preponderantes.
Eram e são.
O que faz de mim um ignorante completo.
Porque eu fui o único gajo que não esperava isto.
O único que não acreditava na reviravolta era eu.
De resto, estava tudo mais ou menos a ver que os Reds iam ter uma noite memorável.
Cada vez fico mais desiludido com o meu conhecimento futebolístico.
É que eu ia jurar que o Barcelona já estava na final.
Mais.
Eu jurava que, depois do 3x0, o Barcelona ia marcar pelo menos um golo em Inglaterra a este Liverpool, descrente e conformado, com o destino traçado em Camp Nou.
Klopp para mim é um excelente treinador e dos meus preferidos.
Mas em Espanha, para os “iluminados”, tinha mostrado que nos momentos decisivos não tinha estofo.
Ontem já era tão fantástico que perdeu propositadamente na primeira mão.
Só para mostrar a sua genialidade na segunda.
Mas,então, como explicar o que aconteceu?
Primeiro é preciso perceber que foi uma noite mágica, épica e rara.
Como a que aconteceu quando este mesmo Barcelona virou uma eliminatória de 4x0 diante do Paris SG.
E sabem porque todos nos lembramos disso?
Porque as coisas mágicas, épicas e raras acontecem poucas vezes.
Depois, méritos e deméritos.
Mérito para o Liverpool.
E perdoem-me a franqueza.
Mas não acredito que nenhum jogador antes do jogo acreditasse que era possível.
Nem o próprio Klopp.
Acredito, sim, que no desenrolar da partida.
E principalmente depois do 2x0, a crença apareceu.
Mas como fazer isto sem os tais Salah’s e Firminos.
E com Origis e Shaqiris?
Porque todos estão por dentro do processo.
Todos sabem exactamente o que têm de fazer.
Como pressionar.
Onde estar em cada momento.
Jogam menos vezes.
Mas treinam igual.
E sabem precisamente o mesmo que os outros.
Executam com menos qualidade.
Mas executam.
Agora o Barcelona.
Óbvio que correu tudo mal.
Houve excesso de confiança.
Houve pouca gestão de tempo de jogo.
Houve pouco compromisso defensivo.
O quarto golo ilustra isto mesmo.
E houve pouco Messi.
Mas mesmo com isto tudo junto.
Dificilmente eu dizia que o Barcelona perdia 4x0.
Talvez por isso o Futebol seja o desporto mais imprevisível do mundo.
Hoje é dia de Ajax-Tottenham.
Tenho a minha opinião.
Mas já não me vou deixar enganar.
Por isso, alguém dos que “já sabiam” que me envie o resultado.
É que amanhã gostava de acordar milionário também."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!