Últimas indefectivações

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Na linha continuidade

"O Benfica colectivamente está muito forte e as suas individualidades voltaram a sobressair

Técnicos fiéis aos sistemas
1. Após a vitória para a Liga Europa, o Benfica regressou ao onze tipo. Bruno Lage promoveu seis alterações, mantendo o 4x4x2. O Aves manteve o onze base e o habitual 5x4x1 defensivo, a desdobrar-se em 3x4x2 a atacar. O Benfica entrou fortíssimo, com grande mobilidade dos homens da frente a Pizzi a ser cérebro e o coração da própria equipa. Desmontar a estrutura defensiva obrigou a muitas trocas de posições de João Félix, Seferovic e Pizzi, fundamentalmente os que vagabundeiam mais na estratégia. Pizzi aparece sempre no sítio onde a equipa precisa: direita, esquerda, a construir, a finalizar, e a recuperar. Parece que adivinha o sítio certo, tem esse feeling. Acontece tudo menos por acaso.

Reacção do Aves a Benfica forte
2. O Aves esboçou depois boa reacção, quando Vitor Gomes e Braga, no corredor central, começaram a ter mais bola. Transportaram jogo para o meio-campo do Benfica. Rodrigo, do lado direito, e Luquinhas, um miúdo de talento e agitador, à esquerda, e os laterais e projectarem-se mais. O Benfica perdeu um pouco o domínio do jogo sem deixar de o controlar. No período em que o Aves está melhor no jogo, aparece o segundo golo: excelente jogada do Pizzi, que está nos três golos, Grimaldo, João Félix - que parece ter quatro olhos na cabeça! - e o Rafa a fazer excelente golo. Não mata mas desequilibra os pratos da balança. Machadada enorme no ânimo do Aves.

Dois guardiões do templo
3. Na segunda parte, o Benfica voltou a entrar forte no primeiro quarto de hora. Transforma o seu 4x4x2 muita vez em 4x2x2x2. Samaris e Gabriel são peças fundamentais no equilíbrio que o Benfica tem. A qualidade e variabilidade de jogo curto e longo de Gabriel, e a capacidade de recuperação de Samaris equilibram, sempre, o Benfica. Foram determinantes para o contra-ataque do Aves nunca surpreender nas alas, onde André Almeida e Grimaldo sobem muito. Em termos tácticos, fulcrais a alimentar quer o jogo interior quer o jogo em profundidade, aqui mais com Gabriel, referência no passe longo. Não dão nas vistas, são homens invisíveis, mas têm papel fundamental na dinâmica ofensiva: são guardiões do templo, de função táctica imprescindível. É trabalho de Bruno Lage...

Afirmação e qualidade
4. Ferro repisou ser excelente jogador, mesmo expulso: Derley é poderosíssimo, faltou-lhe manha a cortar-lhe o caminho. Com Rúben Dias, é dupla com futuro. Com fez, o Benfica organizou-se em 4x4x1: Samaris baixou para central, Pizzi ao lado de Gabriel e João Félix na direita (depois para a esquerda, já com Gedson). O terceiro golo decidiu um jogo que comprovou o momento ímpar de Seferovic. Vitória da afirmação e qualidade do Benfica. Natural e perceptível o abrandamento a ganhar 3-0 e com menos um em campo. Vitória incontestável do Benfica a dar sinais de continuidade de melhoria no seu jogo colectivo e individual. Aves digno, mas contra factos não há argumentos."

Vítor Manuel, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!