Últimas indefectivações

terça-feira, 30 de outubro de 2018

Estádio do Benfica (ou) e Benfica Estádio

"O novo Estádio da Luz foi inaugurado no dia 25 de Outubro de 2003, após um longo período de muito sangue suor e lágrimas.
Algures em Setembro de 2002, conheci Luís Filipe Vieira em Sesimbra, que me foi apresentado por um amigo comum.
Nesse mesmo dia, tive a oportunidade de ser presenteado com uma explicação detalhadíssima do que seria o project finance do futuro Estádio da Luz.
Confesso que apesar dos mil e um livros que havia lido na minha vida, das horas intermináveis a estudar e dos cursos que havia frequentado, fiquei fascinado com a explicação que o Luís me fez do que pretendia para o Benfica, especialmente da construção do novo Estádio da Luz.
Os momentos e a sabedoria que os meus sentidos absorveram naquele longo (curto) momento apenas poderão ser reproduzidos por expressões, emoções, tudo do foro sensorial, impossíveis de reproduzir do foro racional.
Foi efectivamente fascinante! E o que parecia um sonho tornou-se uma realidade!
O jornal O Benfica na sua edição de 4 de Dezembro de 2002, afirmava que 'O novo Estádio da Luz será uma caixinha de surpresas', (...)
Um verdadeiro sonho! Um verdadeiro conto de fadas!
Relembremos que o Benfica, havia 2 anos, tinha saído de uma das piores crises da sua história! Chamava-se Vale e Azevedo!
Sabemos que, actualmente, existe um conjunto de pessoas que estão entretidas a tentar acabar com o Benfica. Um desses locais é este link: https://mercado-debenficapolovo.wordpress.com.
Como é possível que um mero link, alojado na Internet nos Estados Unidos da América, na Califórnia, navegue sem que ninguém lhe possa colocar controlo, travões, que lhe dê um 'cut final', em que todas as autoridades parecem bonecos amestrados em perseguição de uma cenoura que, andando sempre à frente do Burro, este nunca a consegue apanhar?
Basicamente, o que o Luís me explicou na parte em que consegui acompanhar o seu acelerado raciocínio foi que o Estádio da Luz necessitaria para a sua construção de apoio bancário -  pudera, o outro havia delapidado tudo e todos - e deveria ser construído um project finance que permitiria, obviamente em condições constantes e normais de mercado, que se fosse pagando a si próprio.
O estádio encontra-se contabilizado nas constas da Benfica Estádio SA, pelo valor de 136 milhões de euros. De notar que aqui se vão englobando, além do custo inicial, custos  com reparações e outros que devam ser contabilizados em imobilizado.
Do outro lado, tivemos o financiamento para a construção do estádio, que inicialmente orçou em cerca de 120 milhões de euros.
A Benfica Estádio, nas contas que reportam de 30-6-2016 a 30-6-2017, evidencia ainda uma dívida de financiamentos obtidos no valor de 40 milhões de euros. No entanto, estes financiamentos possuem um valor muito residual no que concerne ao reembolso do pagamento do financiamento obtido para a construção do 'ex-novo' Estádio da Luz.
Sabe-se que o Estádio da Luz, apesar de ter um investimento até hoje na ordem dos 150 milhões, não é um activo vendável, por razões óbvias, e com isso impede obtenção de liquidez e de receita.
No entanto, ficará inquestionavelmente para as gerações vindouras e não é propriedade de ninguém, mas sim, propriedade de todos!
Se, à imagem de Vale a Azevedo, que quis vender por custo zero o Benfica a si próprio, fosse realizado dinheiro com a venda do estádio, seria facilmente populista com esse dinheiro 'burlar' o coração dos benfiquistas. Mas não! É do Benfica!
Por essa razão, comungo da frase de lapidar do presidente Luís Filipe Vieira, que numa entrevista ao jogar O Benfica no dia 25 de Outubro de 2013, disse: 'Passados estes anos todos, tenho orgulho e todos os benfiquistas têm orgulho no que aqui está feito e que hoje é determinante no Clube'.
Nada mais correcto, senhor presidente!"

Pragal Colaço, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!