Últimas indefectivações

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Um Pelé no Gulag

"Hoje joga a Rússia e lembramos Eduard Streltsov. Impedido de participar no Mundial da Suécia (1958), no qual se revelaria Pelé, Streltsov viria mais tarde a ter a alcunha de ‘Pelé Russo’, dando também nome ao passe efectuado com o calcanhar que, por lá, ainda hoje se chama ‘passe Streltsov’.  
Contemporâneo do ‘Aranha Negra’, Lev Yashin, o único guarda-redes premiado com a Bola de Ouro da France Football e grande especialista em defender penáltis (mais de uma centena de penalidades defendidos… apesar de batido por Eusébio em 1966), Streltsov iniciou de forma fulgurante o seu trajecto na selecção da URSS com dois hat tricks nos dois primeiros jogos e contribuiu para a conquista do ouro nos Jogos Olímpicos de Melbourne de 1956.
Em 1958, Streltsov revelava-se como uma das figuras da selecção, mas, ao mesmo tempo, não relevava grande disponibilidade para acatar algumas das sugestões das estruturas soviéticas. Naquele tempo, seria uma questão de… tempo para que o seu comportamento fosse castigado e o momento surgiu imediatamente antes do Mundial sueco, impedindo o sonho da sua participação. Convidado por um general soviético para uma festa com outros jogadores, muitas garrafas de vodka e mulheres, foi acusado de violação (nunca provada) e a sua vida tornou-se uma sombria montanha russa de fatalidades.
Após esse episódio, enquanto a selecção soviética seguia para a Suécia (seria eliminada nos quartos-de-final pelos anfitriões), o ‘Pelé Russo’ era encaminhado para o gulag siberiano de Lesnoi, onde cumpriu pena até 1964.
Viria a resistir ao jogo da roleta russa e, depois da libertação, voltaria à selecção para ser considerado futebolista do ano entre 1967 e 1968. Esta é a memória de um grande jogador a quem foi sonegada a possibilidade de fazer parte da história dos mundiais.
E apesar de contarem agora com goleadores como Dzyuba, o ‘Pelé Russo’ acrescentaria algo à selecção. O mesmo se poderia dizer do ‘Aranha Negra’, capaz de urdir uma boa teia defensiva, talvez o sector mais frágil dos russos.
Que o jogo tenha golos e, com sorte, a magia de passes à Streltsov."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!