Últimas indefectivações

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Uma obra, sangue e suor!

"A inauguração do Estádio da Tapadinha, a 23 de Setembro de 1945, foi um 'festivo acontecimento que pôs Alcântara e tôda a Lisboa em alegria'.

Em todo o bairro de Alcântara havia 'nos rostos um sorriso feliz - de confiança e alegria'. O Atlético Clube de Portugal inaugurava o seu novo parque de jogos, o Estádio da Tapadinha, uma 'obra grandiosa' e 'belo na simplicidade e brancura da sua traça'.
Este tinha capacidade para 25 mil pessoas, com lugares sentados para todos os espectadores, onde 'até o «peão» é sentado!'. E, mesmo assim, o espaço não bastou. 'Milhares de entusiastas acomodam-se ao longo das linhas do terreno de jôgo, a maioria deles deitados preguiçosamente na relva macia, que sem dúvida, até convidava...'
O Atlético convidou os 'mais importantes clubes de Lisboa' - Benfica, Sporting e Belenenses - para o interessante programa comemorativo. E, depois das cerimónias da inauguração, demoradamente aclamadas pelo público, coube precisamente ao Benfica e ao Belenenses estrear o novo campo desportivo da capital. Era a primeira vez, nesta época, que estes dois clubes jogavam em Lisboa. 'O público acomoda-se, regalado como quem se senta à mesa para saborear o prato predilecto'.
O Belenenses entrou melhor e fez o primeiro tento da partida. O momento seguinte foi de aflição. O guarda-redes dos 'azuis', Capela, 'desastradamente, talvez por culpa sua, lançando-se mal, a cabeça a descoberto' mergulha aos pés do jogador benfiquista Mário Rui, que 'com um pontapé na cabeça, que lhe abriu brecha funda e extensa'. Mário Rui, sem festejar o golo, 'acorreu presuroso para o erguer'. tendo o guarda-redes sido substituído.
Apesar deste momento emotivo, o Belenenses continuou a dominar a partida e a derrota do Benfica parecia certa. Mas os benfiquistas, numa 'surpreendente reviravolta, (...) recuperaram a diferença - então 1-3 - passando o marcador para 4-3 em pouco menos de três minutos'! São estas 'genialidades que fazem do Benfica uma das mais belas fôrças do futebol português'. A poucos minutos do fim, os 'azuis' empataram e o resultado final, com quatro bolas para cada um dos clubes lisboetas, ajustou-se perfeitamente ao desenrolar do jogo amigável.
Pode conhecer mais sobre os campos desportivos da capital na exposição Lisboa e Benfica - 20 Clubes, 20 Histórias, na Rua do Jardim do Regedor, em Lisboa."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!