Últimas indefectivações

terça-feira, 28 de março de 2017

Balões com história

"Passados 49 anos, os balões de Costa Pereira contam histórias.

No dia em que se despediu dos relvados, a 11 de Outubro de 1967, Costa Pereira, um dos maiores guarda-redes portugueses e do Clube deixou um marco na história do Sport Lisboa e Benfica e na memória de muitos benfiquistas. Não só pelo facto da festa em sua homenagem ter sido pautada pela originalidade, mas também pela programação característica, pelas muitas prendas que foram oferecidas por miúdos e graúdos - recorde-se a curiosa oferta de um frango pelo seu filho - e, em especial, pela largada de balões comemorativos em pleno relvado do Estádio da Luz. A importância deste momento está, não na acção em si, mas na história que suporta o curioso legado documental que integra, hoje, o acervo do Clube: um conjunto de cartas manuscritas e reclamos.
De acordo com a imprensa da época, naquele dia foram largados três balões, com a seguinte inscrição: «Costa Pereira Agradece». Cada um dos balões era acompanhado de um pequeno reclamo que prometia 'lembranças' a quem os encontrasse e escrevesse ao Clube. Assim fez António Matos Júnior, um dos participantes: 'Como desportista e grande Benfiquista envio ao grande Costa Pereira um grande abraço de despedida desejando-lhe as maiores felicidades pela vida nova que tomar e iguais (glórias) como as que teve na vida que deixou'. Sem o saber, as suas palavras ficariam para sempre inscritas na história do SL Benfica.
Estes três reclamos chegaram até hoje acompanhados da respectiva carta manuscrita, pelo que é de estranhar... haver uma quarta carta. Terá havido um quarto balão lançado sem aviso ou teria escapado esta importante informação ao jornalista de O Benfica, que naquele dia cobria o evento?
Certo é que os balões voaram com 'chama viva', trazendo à memória um dos famosos slogans publicitários da marca patrocinadora do evento, Gazcidla. Uma das cartas foi enviada de Lisboa, outras de Alcanena, Sertã e um uma outra, ainda, testemunha a viagem de um dos balões até Viseu, a cerca de 290 Km.
Pode ficar a conhecer mais sobre a carreira de Costa Pereira e de outros jogadores do Clube na área 20 - Águias-Mores do Museu Benfica - Cosme Damião."

Milene Candeias, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!