Últimas indefectivações

sábado, 16 de julho de 2016

Obrigado!

"Domingo em Paris nem sempre os festejos se fizeram em bom português, mas foram, na sua essência, celebrados por bons portugueses. A forma bonita e genuína como os portugueses se ligaram à Selecção, a forma como a segunda a terceira geração, já francesas, torceu por Portugal, terra dos seus pais, mostra que uma Nação é mais que mais proclamação administrativa.
Aquele miúdo francês, o Mathis com a camisola portuguesa a consolar o adepto gaulês carregava 850 anos de história. Ele não sabe mas havia elixir dessa sabedoria sempre que recebeu amor dos país. Foi essa forma de ser português o mais bonito da nossa celebração: Dili, Marcelo Rebelo de Sousa a ler o SMS do presidente de Moçambique ou os pequenos Mathis que eram por Portugal, mesmo sem falar a língua, porque eram apenas pelo coração dos país.
Foi muito bom ganhar o Europeu, foi excelente ganhar contra a França, foi único e transcendente ganhar assim, ali e daquela maneira. Qualquer campeão é a soma de infinitos detalhes, mas ver que ganhamos porque Ronaldo falhou o penalty contra a Áustria ou porque a Islândia marcou depois da hora contra a mesma Áustria convoca-nos para a magia do detalhe. Até o detalhe, como diz 'Dalai' de Éder, ser só mais um português a jogar acima das suas possibilidades. Foi Fernando Santos o coordenador dos detalhes, o maestro dos detalhes, porque foi Fernando Santos o detalhe da vitória. Fernando Santos não é só uma boa pessoa, é sim, um excelente seleccionador e um homem invulgar, porque apenas uma segurança inabalável, uma convicção irredutível e uma certeza no rumo, permitem aquele testemunho de fé e agradecimento final. Testemunho que só foi transcendente porque impregnado de verdade. Obrigado Fernando Santos.
O Benfica prepara a tentativa de fazer o tetra com sérios problemas na baliza, veremos como torneio do algarve um cheirinho do que vem aí. Com muito respeito pela Selecção, já me faltavam aquelas camisolas vermelhas em campo."

Sílvio Cervan, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!