Últimas indefectivações

segunda-feira, 7 de março de 2016

'Habemos' Liga: cada jogo, uma final!

"Falta muito campeonato. Quem quiser tirar, desde já, conclusões, é tolo. E ainda considerandos sobre Lito, Bryan Ruiz, Nelo Vingada e Ramsey.

Cada clube da I Liga tem para disputar, até ao fim da época, 27 pontos. Por isso, nesta altura, só os incautos tiram conclusões absolutas de matérias relativas. Não obstante, a derrota clara do FC Porto em Braga é um mau sinal das possibilidades dos dragões na luta pelo título. No mais, grande expectativa para ver como irá o Sporting, no Estoril, na próxima jornada, reagir aos cinco pontos que perdeu nas últimas duas rondas...
PS1 - Ver o Arouca, a nove jogos do fim da Liga, numa posição na tabela que lhe permite, na próxima época, saborear a Liga Europa é, convenhamos, inesperado. Porém, como a esta classificação corresponde uma equipa adulta e bem trabalhada, é forçoso dar os parabéns a Lito Vidigal que, ano a ano, se firma como um dos bons treinadores do futebol português.
PS2 - A baliza norte do estádio José Alvalade já não é só, na história dos derbies, a baliza de Jardel; desde sábado passou também a ser a baliza de Bryan Ruiz. O internacional da Costa Rica, um virtuoso que veio enriquecer o campeonato português, falhou de forma incrível aquele que seria o golo do empate e essa imagem, como a de Jardel na época anterior, vai assombrar por algum tempo o imaginário leonino. Porém, um lance daqueles acontece ao mais pintado - vi Eusébio falhar, em Coimbra, numa situação ainda mais favorável - e não será por esse momento que a qualidade de Ruiz será questionada. É craque e sê-lo-á sempre.
PS3 - Longe vão os tempos em que Alberto João Jardim, então presidente do governo regional da Madeira, dizia alto e bom som que Nelo Vingada, à altura treinador do Marítimo, era o único socialista competente da ilha, reportando-se à simpatia política rosa do técnico. Passaram os anos, Alberto João já se reformou mas quis o destino que Vingada regressasse ao comando dos leões da Almirante Reis. Com sete pontos nos últimos nove que disputou, Nelo Vingada faz reviver as palavras de Jardim quanto à competência. Do resto, não sei...
PS4 - Cada tiro, cada melro. No sábado, Aaron Ramsey, jogador do Arsenal, marcou um grande golo ao Tottenham e não tardou a saber-se que tinha morrido Nancy Reagan, viúva do 40.º presidente dos Estados Unidos. Implacável, a maldição de Ramsey continua a colecionar vítimas entre os famosos. 

 Para Jesus a causa da derrota não foi o árbitro
«O árbitro esteve bem. Houve um lance ou outro, aquela gravata de Lindelof a Slimani, na segunda parte, mas OK, não foi por aí...»
Jorge Jesus, Treinador do Sporting
Jorge Jesus percebeu, de forma cristalina, que não perdeu o derby pela arbitragem e teve a coragem de assumi-lo. Aliás, numa época complicada, de mudança de lado na Segunda Circular, Jesus só teve um momento verdadeiramente infeliz quando, partindo de pressupostos errados, afirmou que o Benfica não tinha treinador. Depois, ainda tentou emendar a mão, de forma insuficiente.

ÁS
Rui Vitoria
Ganhar em Alvalade foi, para o treinador do Benfica, uma especie de dobrar o cabo da Boa Esperança. A partir do último sábado, o fantasma de Jorge Jesus foi exorcizado da Luz e as águas separam-se entre o ciclo de seis anos de JJ e a equipa de hoje, formatada com as ideias de Vitória.

ÁS
Cristiano Ronaldo
Quatro golos ao Celta Vigo, dois deles com bombas dignas de Steph Curry, marcaram o regresso de CR7 à liderança da Bota de Ouro. Fora da corrida pelo título espanhol, o que podem fazer ainda os merengues na Champions? Essa é a questão mais pertinente, é que tem uma resposta simples: depende de Ronaldo!

DUQUE
Bruno de Carvalho
Passou a semana ao ataque, em regime de confrontação alargada, disparando para todos os lados. À radicalização do discurso não correspondeu, porém, a vitória desejada, o que o deixou numa posição delicada. A estratégia de concentrar as atenções nele próprio e libertar a equipa de pressão não funcionou.

Fenómeno Ranieri
Quando, há pouco mais de um ano, o veterano técnico Cláudio Raanieri foi despedido da selecção grega após a derrota humilhante contra as Ilhas Faroe, pensou-se que se tratava do adeus às armas de um clássico do futebol europeu. Mesmo quando Ranieri assinou pelo Leicester, quem não assumiu ser esse lugar precário, a pedir chicotada? Hoje, a realidade e outra:o Leicester comanda a Premier Leaue com cinco pontos de avanço e Cláudio Ranieri pode protagonizar uma das maiores surpresas de todos os tempos nos grandes campeonatos, assim se torne campeão inglês. Moral disto tudo? Na verdade, no futebol nada é definitivo. Apenas se vão colando verdades relativas, ou nem isso.

A nossa 'desgraça' vista pelo 'inimigo'
As esperanças de Portugal foram por água a baixo na Taça Davis, não nos valendo, frente a uma Áustria que se previa acessível, nem a dupla Sousa/Elias, nem o factor casa de Guimarães. O Kleine Zeitung, de Viena, deu grande destaque à proeza austríca, elogiando Dominic Thiem, 14 do mundo, B^te noire de Portugal..."

José Manuel Desgado, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!