Últimas indefectivações

sexta-feira, 25 de março de 2016

Deixou-me uma marca para a vida

"Pode parecer estranho, mas Johan Cruyff foi um dos treinadores que mais me marcou sem nunca me ter treinado. Não esquecerei que me escolheu para o seu Barcelona, que era apenas a melhor equipa do Mundo.
Eu, Rui Costa, escolhido para o Dream Team! Tive a oportunidade e o privilégio de ter estado com ele, de ter conversado com aquele grande treinador, mas infelizmente a transferência acabou por nunca acontecer. 
Tenho mesmo muita pena de não ter sido treinado por ele. Não ficou apenas a mágoa de não ter chegado a jogar no Barcelona.
Em 1994, mais até do que jogar no Barcelona, qualquer jogador, queria era ser treinado pelo Cruyff. Era isso que todos queríamos. Não tenho memórias dele enquanto jogador, mas vi vídeos e li muitas coisas que não deixam dúvidas: foi mesmo um dos melhores de todos os tempos. Um génio!
Como treinador, sim, já acompanhei tudo o que fez. E a sua dimensão não se discute. Foi tão influente que hoje pode dizer-se que este Barcelona não existiria se também não tivesse existido Cruyff. É impressionante, aliás, como esteve sempre tão presente mesmo tendo deixado o futebol há mais de 20 anos. Isso não está ao alcance de muitas pessoas.
Falei muitas vezes com jogadores que foram treinados por Cruyff. E são esses que podem verdadeiramente falar das suas qualidades. O que sempre me disseram é que era diferente de todos. Foi um dos maiores sábios do futebol, talvez mesmo o maior. Saber que me quis para a sua equipa é uma marca que ficará para a vida. Não esquecerei."

1 comentário:

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!