Últimas indefectivações

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

"Uma extravagância que o caracterizou"

"João Alves, o seu avô e as luvas pretas que se tornaram a sua imagem de marca nos relvados.

A 15 de Novembro de 1970, a equipa de Juniores do Benfica disputou, na Malveira, a décima jornada do Campeonato Distrital. O jogo não podia ter corrido melhor para a equipa 'encarnada', que o concluiu a vencer por 5-0. Na imprensa desportiva, o destaque foi para o jovem João Alves, não só porque 'teve actuação destacada na Malveira' mas, sobretudo, porque 'jogou de luvas pretas'. Este seria apenas o primeiro de muitos jogos que Alves realizou de mãos enluvadas. Desde então, nunca mais entrou em campo sem elas, até ao fim da sua carreira.
Mas porquê? Porque é que João Alves decidiu, nesse dia, começar a jogar de luvas? E porque é que, desde então, passou a jogar sempre com elas?
Segundo o próprio, 'as luvas pretas eram uma homenagem ao meu avô, foi ele que me criou desde os 2 ou 3 anos de idade. Quando ele morreu (...) comecei a jogar com as luvas'. O avô, Carlos Alves, 'foi um grande nome do futebol português' do pós I Guerra Mundial e também ele entrava sempre em campo munido de um par de luvas pretas.
A história das luvas pretas na família Alves, e consequentemente no futebol português, tem início na década de 1920. São muitas as versões que se encontram dessa estória, o própria João Alves revela não ter a certeza de qual será a mais fidedigna. Mas isso são pormenores.
Reza a lenda que um dia, em meados dos anos 20, na véspera de um desafio do Carcavelinhos,  onde alinhava Carlos Alves, uma miúda se acercou do jogador e lhe deu as suas luvas pretas de pelica, pedindo-lhe que jogasse com elas no dia seguinte. O defesa terá respondido 'que não podia, que o futebol era coisa séria' e 'a rapariga, em pranto convulso, disse-lhe que talvez se arrependesse'. Porém, estando a sua equipa a perder ao intervalo, 'pôs as mãos ao bolso dos calções' e colocou as luvas. Se houve influência das luvas ou não, não sabemos, mas 'o Carcavelinhos deu a volta ao resultado'.
Não se sabe ao certo o que é verdade ou ficção nesta história, o certo é que Carlos Alves utilizou as luvas pretas, em campo, até ao fim da sua carreira. Em 1970 , após o seu falecimento, o neto, João Alves, decidiu também ele passar a utilizá-las, em tributo ao avô.
No Museu Benfica - Cosme Damião, na área 24. O 'Pantera Negra' e outras lendas, encontram-se expostas as 'célebres' luvas pretas de João Alves."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!